7.7.22

As minhas desculpas às gerações futuras

 


«Peço, modestamente, desculpas às gerações futuras pelo mundo caótico que lhes vamos deixar devido à destruição da natureza. Peço desculpas à grande parte da população mundial e às gerações passadas que sofreram com os efeitos da globalização, e que vivem em miséria para nós, ocidentais, podermos viver na opulência. Peço perdão aos milhares de seres vivos que desaparecem todos os dias, devido à nossa actividade predatória. (…)

Enfrentar esse desafio implicaria, antes de mais, incentivar uma diminuição drástica dos nossos consumos energéticos e materiais. Fabricar milhares de milhões de painéis solares e construir milhões de eólicas e carros eléctricos nunca vai ser a solução. Os decisores esqueceram-se de um pormenor importante: a transição “verde” que eles pretendem mobilizaria quantidades colossais de matérias-primas e energia. (…)

Mas, então, o que podemos fazer? Começar por identificar o principal “culpado”: o sistema socioeconómico ocidental globalizado, baseado na maximização do lucro a todo o custo e na busca obstinada pelo crescimento. O chamado capitalismo. A solução é substituir esse sistema por um sistema justo e em equilíbrio com o meio natural. Enquanto não atacarmos o cerne do problema, as soluções propostas estarão destinadas ao fracasso.»

.

0 comments: