16.7.22

Dores do Ceilão

 


[Estive no Sri Lanka como turista há alguns anos e gostei muito de «entrever» esse país, então mais ou menos calmo pelo menos em grande parte do território, o que não é hoje o caso. Um dos motivos para deixar aqui este texto.]

«Como um tsunami, a onda de choque da guerra na Ucrânia continua a flagelar a maioria dos países mas, muito mais dramaticamente, os pobres ou os mais frágeis. O mais recente a mergulhar no caos, com a população em revolta a tentar varrer a elite dominante, é o Sri Lanka.

A Ucrânia não é a raiz do mal, é o golpe de misericórdia num país há 20 anos governado irresponsavelmente. A alta dos preços esgotou as reservas financeiras. Não é uma crise, é uma falência, que atinge brutalmente a grande maioria dos 22 milhões de habitantes: escassez de alimentos, de medicamentos, do gás doméstico e dos combustíveis, para não alongar a lista. Antes disso já a covid-19 e os massacres jihadistas da Páscoa de 2019 (258 mortos) tinha arruinado o turismo. "O Sri Lanka estaria em crise mesmo sem a guerra na Ucrânia, mas esta veio agravar tudo", diz o International Crisis Group.

O Governo apela a que os funcionários metam cinco anos de férias e emigrem para mandarem dinheiro para casa. A revolta levou à fuga do Presidente da República, Gotabaya Rajapaksa, depois de uma massa de gente assaltar o palácio presidencial. Quando a falência se anunciou, o Governo recusou negociar com o FMI e reduziu as importações, provocando a escassez dos produtos e paralisando parte da economia. O Governo é um clã familiar, um caso de "nepotismo absoluto". Mahinda Rajapaksa foi eleito em 2005 para esmagar a revolta dos Tigres Tamil. Ganhou, ficou na presidência até 2015, arruinando o país com "elefantes brancos" financiados pelos chineses. Fez um gigantesco aeroporto, que recebe um avião dor dia, ou um complexo portuário que nunca foi rentabilizado e uma empresa pública chinesa acaba de "alugar por 99 anos" contra o perdão de um empréstimo de mil milhões de dólares. As potências vizinhas vão comprar o Sri Lanka a preços de saldo. A Mahinda, sucedeu em 2019 o seu irmão Gotabaya, o general da família, prometendo erradicar o terrorismo jihadista. Mahinda passou a primeiro-ministro (foi corrido em Maio) e os principais ministérios estavam nas mãos da família.

História trágica

Disto falam os jornais. É aconselhável olhar para a trágica história recente do Ceilão, hoje Sri Lanka, independente desde 1948. É um país em guerra consigo mesmo. Nele se cruzam a religião e a língua. Mas a religião não é o factor primordial de conflito. É a língua que define a nação. O cingalês, língua do ramo indo-europeu, é a língua materna de 75 % da população, cuja grande maioria é budista e cerca de 5% cristãos. O tâmil é uma língua dravídica falada no Sul da Índia, de religião hinduísta, católica ou muçulmana. É a língua, eterno tema de conflito, que melhor define a identidade das comunidades.

Limito-me a lembrar dois conflitos que ensanguentaram a ilha durante décadas. A rebelião marxista de jovens revolucionários cingaleses contra a elite no poder: em 1971 e retomada em 1987-1990. Balanço calculado em 30 mil mortos. Depois a sanguinária guerrilha dos Tigres Tamil, pela independência do Norte da ilha, entre 1983 e 2009: talvez cem mil mortos.

Derrotada a rebelião tâmil, o nacionalismo radical cingalês vira-se agora contra os muçulmanos, cujos direitos e liberdades e costumes quer anular, exigindo para o budismo o monopólio do espaço público. O Sri Lanka é uma democracia que, à falta de federalismo, significa uma ditadura da maioria cingalesa.

A não-violência é a essência do budismo. Mas uma doutrina elaborada por monges do século VI justifica a violência quando a defesa do budismo está ameaçada (na altura pelo hinduísmo). Alguns mosteiros do Sri Lanka encaram o país como uma espécie de derradeiro bastião budista. Os radicais cingaleses têm um fantasma semelhante ao da "Grande Substituição" da extrema-direita francesa: recusa da igualdade dos hindus, suspeitos que os quererem substituir, como outrora aconteceu na Índia, ou agora o temor da demografia dos muçulmanos. Os Rajapaksa conseguiram um milagre: "Todas as religiões se juntaram ao movimento de cólera, budistas e muçulmanos, hindus e católicos", observou uma jornalista. Por quanto tempo?»

Jorge Almeida Fernandes
Newsletter do Público, 14.07.2022
.

0 comments: