10.7.22

Portugal é um destino privilegiado de investimento internacional?

 


«Há mais um estudo internacional a indicar que Portugal é hoje um destino privilegiado de investimento internacional.

No ranking da consultora britânica Savills, Portugal surge em 2º lugar a nível mundial como destino de 'nearshoring' (i.e., relocalização da produção para regiões próximas do país investidor ou do mercado de destino) e no 7º lugar (2º entre países europeus) como destino de 'offshoring' (i.e., deslocalização global da produção).

Isto confirma a noção de que a desregulação laboral, social e ambiental (que permite baixos custos de produção) é hoje menos relevante do que já foi nas decisões de localização da capacidade produtiva pela empresas multinacionais.

Podem ser boas notícias para o país e para quem acredita que é possível uma inserção bem-sucedida de Portugal na economia global sem ser através de uma corrida para o fundo no respeito pelas pessoas e pelo ambiente. Mas (há sempre um mas) não é certo que isto só traga coisas boas.

Nem todo o investimento traz valor acrescentado. E a atractividade de Portugal como destino de investimento estrangeiro dá azo a dinâmicas especulativas, em particular no mercado imobiliário, que se reflectem em custos crescentes (para a habitação das famílias e para as actividades económicas em geral) e em riscos de instabilidade.

A diferença entre bons e maus governos é que os primeiros aproveitam estas oportunidades e minimizam os riscos com os olhos postos no futuro, enquanto os segundos se deslumbram com os resultados imediatos, incentivando investimentos predatórios e deixando os problemas para quem vier a seguir.

Logo se verá qual é o nosso caso. Infelizmente, qualquer que seja o desfecho, os eleitores só saberão quando for tarde demais.

(O estudo está disponível aqui.)»

Ricardo Paes Mamede no Facebook
.

0 comments: