6.5.23

Quantos Chicos Buarques valem um Roman Abramovich?

 


«A genealogia de Chico Buarque é debatida desde a sua primeira aparição pública. Filho do sociólogo e historiador Sérgio Buarque de Holanda e descendente de diversas famílias tradicionais do Nordeste e do Sudeste brasileiros, sua história familiar sempre chamou atenção. Em sua música Paratodos, Chico usa sua genealogia como alegoria para dizer que em seu sangue carrega todos os povos e regiões do Brasil. A letra é um convite à reflexão sobre preconceitos étnicos e geográficos e a abraçar a diversidade do país.

Ao citar essa música, Chico Buarque fez a surpresa de seu discurso de aceitação, há dias, do prémio Camões relativo a 2019. É descendente de Brites Mendes de Vasconcelos, António Bicudo, Belchior da Rosa, até mesmo Abraham Sénior, último rabino-mor da Espanha, e outros judeus reconhecidos pela Comunidade Israelita de Lisboa (CIL). Optou por falar no cristão-novo Diogo Pires, nome cristão de Shemtob Ben Abraham, também conhecido como Santo Fidalgo. Nesse trecho, Chico revela sua origem sefardita e considera a nacionalidade a que teria direito uma importante reparação histórica.

Ele não usou esse termo levianamente. Sua família participou na construção da esquerda e redemocratização do Brasil. Seu pai foi autor de Raízes do Brasil e Visão do Paraíso, duas das principais obras que investigam a formação da identidade cultural brasileira e que foram inspiração para políticas públicas de reparação histórica no Brasil, como quotas raciais e sociais nas universidades. Foi também um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), do Presidente Lula.

Até o dia 24 de abril de 2023, à luz do caso Abramovich, requerentes da nacionalidade eram retratados como oportunistas ou como pessoas que não iriam contribuir para Portugal nem sequer migrar ao país. No entanto, Chico Buarque cita a nacionalidade ao receber o maior prémio da lusofonia. E não o fez por oportunismo, já que é cidadão italiano. Mas o fez por amor e respeito à cultura portuguesa.

Para cada Abramovich, há inúmeros Chicos Buarques. A cantora Marisa Monte, que já é cidadã portuguesa, é notadamente descendente da cristã-nova Branca Dias, assim como a cantora Anitta. A atriz Mariana Ximenes e o comediante Renato Aragão, conhecido como o trapalhão Didi, são ambos descendentes tanto de Branca Dias quanto de Abraham Sénior. E mais tantas outras pessoas nas artes e nas ciências.

A Proposta de Lei n.º 72/XV/1.ª, se aprovada, pode encerrar de vez as chances de Chico Buarque ser português – não pretende obter naturalização por residência, já que não deseja morar fora do Brasil. A regulamentação pode não ser o bastante para ele, uma vez que receber o Prémio Camões não constitui vínculo com Portugal, somente viagens ao país ao longo da vida, sem discriminar o número ou ponderar por idade, ou receber herança em Portugal, algo cruel para descendentes de quem teve seus bens tomados há séculos.

A proposta apresenta vícios de origem. Chico seria apenas um de entre vários artistas, intelectuais, empresários, cientistas e trabalhadores que mesmo à distância de Portugal poderiam contribuir com o desenvolvimento da comunidade portuguesa no mundo, que cada vez mais se espalha em diáspora de forma a enriquecer o mundo com a sua cultura. É necessário que as regras sejam viáveis, assim como o processo transparente para a sociedade. O preconceito não pode ser uma condição para tomar decisões em uma lei de reparação histórica. Quanto Chicos Buarques perderá Portugal por medo de deixar entrar mais um Roman Abramovich? Quantos Chicos Buarques valem um Abramovich?

Se Paratodos é uma reflexão sobre a formação brasileira, seu discurso no Prémio Camões acrescenta mais uma estrofe à música, e convida a uma nova reflexão sobre a condição em que se torna português, e como a ancestralidade sefardita é parte da conexão com Portugal. Hoje, podemos dizer que a cultura trazida por Chico Buarque é também portuguesa legítima, com sangue e tradições de judeus portugueses perseguidos. E é assim que ele pode ser cidadão português: com reconhecimento de sua ancestralidade judaica. Pela sua história. E Paratodos.»

.

0 comments: