27.11.24

A política entregue ao TikTok

 


«O crescimento da extrema-direita por toda a Europa e o reforço de forças nacionalistas e pró-Rússia no Leste europeu justificavam um olhar particularmente atento à primeira volta das eleições presidenciais na Roménia, que decorreu no domingo. O resultado trouxe, contudo, preocupações muito mais fundas e que escaparam a qualquer sondagem ou previsão. Vindo do nada, o candidato independente ultranacionalista Calin Georgescu conseguiu a vitória na primeira volta. O segredo? Uma campanha agressiva no TikTok, onde foi detetada uma atividade anormal em milhares de contas falsas antes da ida às urnas.

Embora em teoria a publicidade política paga não seja permitida pelos termos e condições daquela rede social, essa regra foi “amplamente ineficaz”, como alertou o Observatório Búlgaro-Romeno de Media Digital. Em Bruxelas multiplicam-se declarações de eurodeputados exigindo que o CEO do TikTok seja ouvido e que se investigue o financiamento da campanha.

Praticamente desconhecido, admirador de Putin e de antigos fascistas romenos, Georgescu esteve praticamente ausente dos meios de comunicação tradicionais, mas terminou a campanha com 298 mil seguidores e milhões de visualizações. Alguns dos vídeos, ao estilo do popular e misógino influencer Andrew Tate, mostravam o candidato a montar a cavalo com roupas tradicionais romenas ou a dar golpes de judo em adversários.

Enquanto na Roménia prossegue a corrida para a segunda volta das presidenciais, com legislativas pelo meio, é urgente o apuramento do que se passou no TikTok e sobretudo que se leve cada vez mais a sério a discussão sobre as consequências da radicalização e da desinformação. Algoritmos de redes sociais e bots em massa podem ser quanto baste para fabricar políticos instantâneos.»


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