«Em 2024 o Chega foi o partido sensação das legislativas, ao passar de 12 para 50 deputados na Assembleia da República. Ano após ano desde 2019, quando entrou no Parlamento apenas com André Ventura como único deputado, a voragem do partido que mais ostracizado e atacado tem sido na História da democracia - independentemente de ser com razão ou não - triunfou de novo, ao conseguir subir outra vez a sua votação, para 58 deputados, e com a possibilidade de eleger ainda mais um, pelo menos, pelo Círculo da Emigração. Acresce que, pela primeira vez, outro partido que não o PS ou o PSD, se pode tornar a segunda força política do país.
No ano em que se comemoram o cinquentenário das primeiras eleições livres será de subscrever as palavras de Pedro Pinto, o líder parlamentar do Chega, quando afirma que “o sistema já tremeu e foi graças a nós que tremeu”?
O que aconteceu nestes seis anos, ou melhor, o que não aconteceu, foi que o Chega, tal como todos os partidos populistas de extrema-direita, encontrou o bode expiatório para os problemas que boa parte da população sente no seu dia a dia e que, embora alguns não concordem e procurem os reais responsáveis, houve desta vez quase um milhão e 400 mil que acreditaram.»
Continuar a ler AQUI.
0 comments:
Enviar um comentário