27.10.25

Travar o definhamento moral

 


«Esta semana um amigo enviou-me uma fotografia de um outdoor, colocado numa zona residencial e comercial de Lisboa por uma junta de freguesia, onde se pode observar uma pessoa e um cão sentados em duas cadeiras lado a lado. Nele está escrito: "Ele conta contigo - nunca o abandones". A imagem e a mensagem espoletam múltiplas abordagens.

Relembrei-me, de imediato, que uma das grandes questões que marcam a era em que estamos é a degradação da relação metabólica homem/sociedade/natureza. Temos mais conhecimento sobre o mal que os estilos de vida "mais avançados" estão a provocar, mas respeitamos muito pouco os recursos do planeta, a natureza, os animais, as árvores e outros elementos indispensáveis para a nossa existência.

Surgiu-me logo outra interrogação. Se os outdoors são eficazes para despertar consciências, por que razão não temos as ruas cheias deles abordando - com fotografias que incomodem - grandes problemas como os custos da habitação que não param de se agravar, o preocupante abandono do Ensino Superior, a persistência da pobreza, os salários baixíssimos? Concluí que não temos (por agora) porque era preciso outra predisposição cidadã.»

Continuar a ler ESTE TEXTO de Carvalho da Silva.

0 comments: