3.11.25

A ameaça vinda da China

 

«A Bosch em Braga tem, nos próximos seis meses, 2500 trabalhadores em lay-off devido à escassez de componentes para peças eletrónicas. Se a Autoeuropa ficar mais de oito dias sem fornecimento de semicondutores, a produção vai ser obrigada a parar, afetando 19 empresas e cerca de dez mil trabalhadores do parque industrial. A fábrica da Stellantis em Mangualde, que pesa 27% na produção automóvel, corre os mesmos riscos. A dependência excessiva da China coloca Portugal e outros países europeus numa situação periclitante.

A gravidade e plausibilidade deste cenário são elevadas. O setor automóvel contribuiu com 42,6 mil milhões de euros para a economia, representando 7,7% da faturação da totalidade das empresas. Em 2024, gerou 17,8% das receitas fiscais do Estado português. Vamos mesmo ter um excedente de 0,3% este ano e de 0,1% do PIB em 2026? A economia terá um crescimento acima dos 2% no próximo ano?»

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