8.1.08

Simone de Beauvoir – Centenário

Elliot Erwitt

Celebra-se amanhã, dia 9 de Janeiro, o centenário do nascimento de Simone de Beauvoir.

Em França, é grande o número de iniciativas em perspectiva, desde a realização de um Colóquio Internacional, em Paris, nos dias 9 a 11 de Janeiro, até à publicação de vários livros, entre os quais uma biografia («Castor de Guerre») que tem sido largamente publicitada, da autoria de Danièle Sallenave.

O nº 471 de Le Magazine Littéraire inclui um conjunto muito interessante de textos relacionados com a autora e com a sua obra, o mesmo acontecendo com Le Nouvel Observateur de 3 de Janeiro –menos significativo do que o primeiro, na minha opinião, mas com a vantagem de estar disponível na net.

Na 6ª feira, dia 11, às 23:30, a RTP2 transmite o documentário biográfico: «Simone de Beauvoir – Une femme actuelle».

Deixo para já estas informações, mas voltarei ao tema.
Não disponho de informações que me permitam avaliar o impacto directo que a obra de Beauvoir teve em Portugal. Eu apanhei o auge da sua influência nos meios de cultura francesa, enquanto fui estudante em Lovaina. Talvez por isso, tenho andado agora à volta dela.


0 comments: