Em reunião do Conselho de Ministros de 13 e 14 de Janeiro de 1959, foi aprovada a construção da ponte sobre o Tejo – Salazar em tempo de baptismo, 25 de Abril por ocasião do crisma.
Decisão pacífica? Nem por isso: a maioria votou a favor, mas dois ministros e o próprio Salazar votaram contra. Passo a citar Franco Nogueira (Salazar, vol V, p.45):
«Salazar votou contra baseado na sua ortodoxia financeira: o financiamento da ponte poderia e em rigor deveria ser usado em projectos que, se executados, teriam uma rentabilidade mais imediata e contribuiriam para um mais rápido aumento do produto nacional. (...) Salazar, no fundo, também desejava a ponte; mas não queria que historicamente ficasse comprometida a integridade da sua ortodoxia financeira, nem que se pudesse dizer que transigira para conquistar popularidade.»
Anda alguém a inspirar-se nisto?
5 comments:
eheh, q má, Joana
Li isto ontem e foi tiro e queda!
Mas...Manuela Ferreira Leite era amiga de Salazar?! Onde é que ela estava no 25 de Abril?
a primeira pergunta que me ocorreu foi então porque raio se chamava ponte salazar e havia tanta celeuma por ter sido o nome mudado. em segundo foi a pergunta do anonimo das 11.51 de dia 17
Não penso que MFL fosse amiga de Salazar. Onde estava no 25/4? Não faço a menor ideia.
Enviar um comentário