29.9.09

Possível porque necessário?

















No excelente Ladrão de Bicicletas, um texto a ler e a reler na íntegra.

«Para os que acreditam que o País tem futuro, talvez ainda se possa escrever direito por linhas tortas. À gravidade da situação financeira do País, à insustentabilidade do nível de desemprego a que se chegará, às divisões que depressa se vão cavar dentro do PS e do BE quanto às políticas a adoptar no imediato, juntar-se-á a pressão das elites de esquerda para que o País encontre uma solução governativa à altura dos desafios dos próximos anos. Porém, essa solução não é possível com o predomínio da "esquerda possível", ela só resultará de uma esquerda "socialista", uma esquerda mais do que nunca "necessária". Se realmente quisermos, a partir de hoje começa a contagem do tempo urgente da sua criação. (…)
A meu ver, chegou a hora de tornar possível a esquerda de que o País precisa, a "esquerda necessária". É que o País vota maioritariamente à esquerda mas não está feliz com a representação política que recebe em troca. E tem razão, merece melhor.»

Para que tal aconteça, Jorge Bateira defende a criação de um novo partido, cujo processo «deveria estar concluído a tempo das próximas eleições legislativas que, muito provavelmente, serão eleições intercalares».

Sonho de uma noite de fim de Verão? Provavelmente. Mas é a sonhar que a gente se entende.

3 comments:

Anónimo disse...

Sonho ou delírio, seja lá o que for, prefiro-o a três destes actos eleitorais. Onde o tacticismo, o marketing e a aritmética das urnas há muito tomou o primado sobre a discussão e a reflexão à volta das ideias.

A novidade recente é que, até já o pensamento laico – politicamente falando – foi contagiado por esta nova forma de fazer política, reduzida ao jogo lúdico de resolver equações de primeiro grau, do tipo y = PS + BE + x, para resolver em ordem a x.

É também a este cenário de política light que me refiro, quando digo que o voto se tornou no ópio dos democratas.

Aqui está um voluntário para integrar as hostes do Jorge Bateira.

“SOLDADO BÁSICO PARA TODO O SERVIÇO. OFERECE-SE”

A propósito: até já, que tenho ali uma perna de veado a fumar na fogueira, e a mandioca a assar.

nelson anjos

Cristina Gomes da Silva disse...

Vamos ficar atentos/as ao sonho :)

Joana Lopes disse...

Com essa da perna de veado é que me fez inveja, Nelson!