25.5.07

Lá íamos cantando e rindo

É bom não esquecer




«A organização nacional Mocidade Portuguesa (...) abrange toda a juventude, escolar ou não, e tem por fim estimular o desenvolvimento integral da sua capacidade física, a formação do carácter e a devoção à Pátria, no sentimento da ordem, no gosto da disciplina e no culto do dever militar.»

«Para cumprimento do disposto neste artigo a M.P. promoverá a educação moral e cívica, física e pré-militar dos filiados.»

«A M.P. cultivará nos seus filiados a educação cristã tradicional do País, nos termos do § 3.º do artigo 43.º da Constituição Política, e em caso algum admitirá nas suas fileiras um indivíduo sem religião.»

«Os cadetes
[filiados com mais de 17 anos] constituem a milícia da M.P., superiormente comandada na actividade pré-militar por um oficial superior do exército ou da armada, designado pelo Presidente do Conselho, nos termos do regimento da Junta Nacional da Educação.»

«A milícia da M.P. estará sempre pronta a colaborar com a Legião Portuguesa para todos os seus fins patrióticos.»

(do Regulamento da Mocidade Portuguesa, aprovado em 4/12/1936)

2 comments:

cs disse...

O problema é que os portugueses, neste país onde a elite política promove a tristeza como ideologia de vida, estão a afogar-se comodamente na sua pobreza. Económica e espiritual.

Fernando Sobral, Jornal de Negócios

Se calhar muitos de nós vão ser obrigados a esquecer. Lamentável o ponto onde estamos:(

Joana Lopes disse...

Não desanimemos. Os que vivemos na época do fascismo devemos transmitir aos mais novos o valor da democracia e da liberdade e eles saberão construir um país melhor.