28.1.09

And one of the winners is...












Portuguesa de segunda à nascença, laurentina com muita honra, senti como minha a classificação que a Newsweek deu à estação de caminhos-de-ferro de Maputo: considerou-a como a 7ª mais bonita do mundo (*).

Desenhada por Eiffel em 1910, é certamente a mais bela e imponente recordação da minha infância. De lá parti várias vezes, a caminho de Joanesburgo que era então a Manhattan possível, a única que nos era relativamente próxima. Revi-a há meia dúzia de anos, com a mesma emoção com que a olhava aos nove. Deserta agora, porque a maior parte das linhas férreas foram destruídas durante a guerra civil, mas intacta, numa praça que dantes dava pelo nome de Mac-Mahon.

Julgo que lhe devo, não tanto o fascínio por comboios, mas certamente pelas suas estações. Numa sequência de memórias várias que vão do Breve Encontro até ao hall da Central Station de Nova Iorque, que me atrai como um íman sempre que não estou muito longe. E, last but not the least, rendi-me recentemente à sofisticadíssima estação de Kyoto e até por lá dormi – sim, porque ela inclui um hotel, nem sonho em que andar, no meio de complicadíssimas estruturas de vidro e de aço e de vários quilómetros de escadas rolantes.

E aqui me confesso, sem qualquer espécie de vergonha: até em Santa Apolónia me sinto bem ...

(*) Soube-o através do Pedro Correia.

P.S. - Mais fotos, texto da Newsweek em português e história do edifício.
(Contributo de Jorge Conceição)

Já agora, fica o Hino de Moçambique






8 comments:

Jonas disse...

Oh! Não sabia que a Joana é coca-cola :)

(Não, não sou eu, é o meu namorado)

cs disse...

eu, uma coca-cola de gema estou aqui toda babadinha
:))

Jonas disse...

Conversa aqui em casa, há bocado:
Jonas - Gajo, anda cá ver este post da Joana Lopes. Sabias que a estação de caminhos de ferro de Maputo foi considerada a 7ª mais bonita do mundo?
Gajo - Disparate.
Jonas - Disparate?
Gajo - Sim, disparate. Toda a gente sabe que a estação de caminhos de ferro de Maputo é a mais bonita do mundo. Não há cá sérimos lugares para ninguém.

:)

Joana Lopes disse...

Eh! Eh! Jonas - estou com ele!

Joana Lopes disse...

CS: por acaso pensei em si quando estava a escrever o post: lembrava-me de um outro em que se tinha revelado «patícia»...

septuagenário disse...

Penso que não se dizia portuguesa de segunda, mas sim branca de segunda.
Mas que os moçambicanos eram uns vaidosos das coisas da sua terra, lá isso eram...e tinham razão para essa vaidade.

Anónimo disse...

Também eu, Joana, sou fã de viagens de comboio e de gares ferroviárias - no cinema e na vida real. Um dias destes escrevo sobre o assunto.

Pedro Correia

Nuno Castelo-Branco disse...

Pois, é, eu também e sou de 5ª geração. Quanto ao hino de Moçambique, enfim, nada tem que ver com a estação. Mas ok, passa...