25.3.10

De quando as histórias da Casa Pia começam a parecer quase inócuas


Apesar de avisado por vários bispos americanos que, inclusive, sublinharam as eventuais consequências negativas para o Vaticano, um padre americano foi mantido em funções apesar de ter abusado sexualmente de mais de 200 crianças surdas.

Se este caso é anterior à presidência, pelo actual papa, da Congregação que se ocupa destas questões, sabe-se agora que se contam por milhares aqueles de que teve conhecimento durante o seu «reinado» que durou 24 anos (de 1981 a 2005) - incluindo este.

Há poucos dias, falei de encobrimento por parte das autoridades da igreja, sem ainda ter consciência da sua extensão. Este artigo do New York Times explica, detalhadamente, o carácter excepcional deste caso que chegou aos tribunais. Os outros estão ainda nos cofres do Vaticano.

5 comments:

Diogo disse...

A Igreja precisava uma limpeza de cima a baixo. É sabido que os pedófilos preferem profissões onde podem lidar com crianças. Que melhor lugar que a igreja para esse propósito?

Joana Lopes disse...

Por vezes, provavelmente, antes mesmo de terem consciência de tendências pedófilas.

Vitor M. Trigo disse...

Joana,
não gostei mesmo nada do título deste teu post.
Tenho a certeza que não tua intenção fazê-lo, mas até parece que o caso Casa Pia possa passar a caso menor face ao escândalo da igreja católica e do vaticano.
É claro que não pode ser - um crime hediondo não fica menos hediondo porque apareceu outro de dimensões mais relevantes.
Como diz o anúncio - eu podia ter ficado calado, pois podia, mas não era a mesma coisa.

Joana Lopes disse...

Não concordo nada: as comparações servem para isso mesmo. Também diria que Salazar parece inócuo quando comparado com Hitler.

Vitor M. Trigo disse...

Como já calculava.
Aliás já tinha afirmado que não acreditava ter sido tua intenção diminuir o caso Casa Pia.
Claro que Salazar não pode ser desculpado por Hitler.
Era o que faltava.
No fundo, como seria natural, estamos de acordo. O perigo está em quem possa "ler" coisas diferentes.