19.4.10

Os queridos leitores


Fala quem sabe e a Jonasnuts explica-nos no seu blogue quais são os meses para melhor colheita de visitas a blogues: de Janeiro a Abril será a época alta (é aviar textos porque estamos quase em Maio), de Junho a Agosto não vale a pena grande esforço (quem não sabe que o país pára do dia da raça até à rentrée?), em Dezembro anda tudo nos centros comerciais. Quanto aos meses que faltam, tudo variará provavelmente conforme as condições climatéricas e as pugnas eleitorais - digo eu.

Mais interessantes são as evoluções ao longo da semana. Quando abri este blogue, uma das minhas primeiras surpresas foi perceber que, contrariamente ao que eu ingenuamente pensava, o Sábado é o dia mais fraco, logo seguido pelo Domingo. Mesmo em pleno inverno e com chuvas torrenciais, os leitores descansam do esforço feito durante o fim-de-semana.

A Jonasnuts revela também que a melhor «janela de oportunidade» é a 4ª feira, das 9h às 11h e das 17h às 19h. Mas porquê??? O dia a meio da semana cheira-me a curva de Gauss, embora sem perceber qual é a média ou o desvio padrão, mas o horário intriga-me e só encontro uma explicação possível: não querendo prejudicar a produtividade das empresas em que trabalham, ou temendo má avaliação de desempenho no caso dos funcionários públicos, os leitores de blogues chegam cedíssimo aos locais de trabalho (9h), lêem o que lhes interessa, por volta das 11h tomam uma bica, trabalham para o PIB, almoçam, regressam ao PIB e, depois do five o’clock tea dão uma segunda volta pela blogosfera. Saem tardíssimo, depois da janta vêem televisão ou instalam-se no Facebook. Por volta da 1h, tudo se aquieta.

Deve ser mais ou menos assim, não? Nada contra, é só para tentar perceber. E são bem-vindos a qualquer hora…

P.S. – Acabo de receber por mail a seguinte informação que vem de uma outra fonte igualmente autorizada: em dias de greve da função pública, o número de visitas a blogues desce cerca de 40%.
...

3 comments:

CarlosdeFreitas disse...

A adenda é interessante como base de partida para um estudo mais profundo!

Anónimo disse...

o der-terrorist já sabe destes calendários e horários todos? ah deve saber sim

Joana Lopes disse...

Eh! Eh! Esse está sempre presente, drmaybe...