15.8.10

Ainda sobre o dia que passa


Se não sabiam, fiquem a saber:

«Hoje é dia da assunção de Nossa Senhora, rainha de Portugal, coroada por D. João IV por veneração e reconhecimento, e que república alguma conseguirá jamais destronar. Esta é a razão pela qual a dinastia de Bragança abdicou do uso da coroa que é sempre representada ao lado do monarca.»
(realce meu)

A coroa foi dada por D. João IV a Nossa Senhora da Conceição, a imagem mostra Nossa Senhora de Fátima e hoje festeja-se Nossa Senhora da Assunção. Vai tudo dar à mesma, eu sei, mas só  o descobri com quatro ou cinco anos: até lá, julguei que havia várias, com um sentimento difuso de concorrências entre elas e clara preferência por uma, certamente porque a minha mãe se chamava Maria da Conceição...
...
...

3 comments:

Manuel Vilarinho Pires disse...

A minha também! :-)

Joana Lopes disse...

Manos não devemos ser :-) Por acaso o teu pai não se chama Carlos?

Manuel Vilarinho Pires disse...

Sílvio da Boa Nova...
O meu avô só chegou aos Manuéis Luíses (o nome dele, por acaso), Joões Marias e Josés Joaquins depois de esgotar os Sílvios da Boa Nova, as Esmeraldinas Marias e as Sílvias Carlindas.
O Simplex só chegou a Melgaço em 1926!