2.8.10

Com a cabeça entre as orelhas?


Claro que Isabel Alçada tem razão: não há nenhum motivos para existirem chumbos.

Eu conheço uma escola, numa cidade do interior, onde se ignora a palavra «retenção».

A avaliação dos alunos, desde o 2º ciclo, é feita em grande parte com base em trabalhos individuais de pesquisa. Só para dar um exemplo: no último ano lectivo, cada aluno do 6º ano preparou um trabalho longo sobre um monumento de Lisboa, que depois resumiu oralmente, perto do dito monumento, para toda a turma e respectivos professores, em excursão organizada propositadamente para o efeito. Se já estava no 8º ano, teve de escolher uma civilização antiga (incas, gregos, persas, whatever) e escrever sobre a mesma um número razoável de páginas. Tanto num caso como no outro, recebeu instruções precisas sobre diferentes métodos possíveis para esquematizar o trabalho e nem teve de sair da escola para procurar fontes, porque existem três bibliotecas bem recheadas – uma para o 1º e 2º ciclos, outra para o 3º e uma última para o Secundário.

Também há testes, evidentemente, e bem frequentes. Depois de corrigidos, são devolvidos aos alunos com uma série de sugestões de exercícios ou leituras relacionados com as respostas assinaladas no teste como erradas ou insuficientes – um TPC específico e individualizado, que não é facultativo. Se o professor detecta que persistem erros ou ignorância, convoca o aluno para uma sessão individual de trabalho. E assim sucessivamente até a matéria estar assimilada. Os alunos acham normal, os professores também.

Ia quase esquecer um detalhe: no início de cada ano lectivo, é distribuída uma lista com os nomes, moradas e telefones particulares de todos os professores para que estes estejam sempre contactáveis pelos alunos e, também, pelos respectivos pais.

*****

Fantasia de uma tarde de Agosto? Não, pura realidade que conheci bem. Excepto que a cidade do interior se chamava Bruxelas (e que a visita de estudo do 6º ano foi a Florença e não a Lisboa).

Qualquer tentativa de transposição para a realidade portuguesa só pode ser fruto de imaginações mais ou menos delirantes. Alguém consegue imaginar o que acima descrevi em 99% das escolas portuguesas? A montante e a jusante de tudo isto, não estão resolvidos mil problemas que a inefável ministra da Educação quer varrer para debaixo dos tapetes da 5 de Outubro, abrindo um «grande debate público»!!! Nem sequer sei se acredita no que diz ou se é mais uma operação de charme para português ver, para encanar a perna a rã ou para aperfeiçoar estatísticas. Ou se está apenas a arranjar enredo para um próximo livro de aventuras. O que sei é que nada disto me parece muito honesto.
...

9 comments:

Elisiário Figueiredo disse...

Pois... deixou-me sem palavras, porque será que quando os governos querem imitar experiências de outros países são sempre "coisas" para prejudicar o "Zé"? Esta experiência sim é válida, só tem um senão, custa dinheiro e é capaz de ir de encontro aos interesses instalados.

Como diz o outro " penso eu de que.."

virgili o vargas disse...

Eu acho que devem acabar com o chumbo nas escolas.

O chumbo é um metal pesado que faz muito mal à saúde. Já temos gasolina sem chumbo, não vejo qual o problema de passarmos a ter escolas e ensino sem chumbo. É muito mais saudável para os profs, alunos, e restante pessoal.

Depois disto, espero que o próximo passo seja ministros sem chumbo, especialmente na cabeça...

Ou então a Sra Ministra estava cheia de boas intenções, e naquela onda tipo "I have a dream!"

O sonho comanda a vida... mas será que é permitido aos ministros sonhar?

Joana Lopes disse...

Imensas achegas, Virgílio.

Quanto à ministra, não soubesse eu que conhece o mundo das escolas e julgaria que confunde a 5 de Outubro com os tapetes da Gulbenkian. Desliza pelos problemas como se fosse assistir a um concerto (sem conserto, btw).

jpt disse...

é aqui que clico "gosto" ou deve ser no "facebook"?

Joana Lopes disse...

Onde quiser, jpt. Mas eu sabia que sim (que gostaria).

Ana Paula Fitas disse...

Olá Joana :)
Fiz link deste e de outro post na mais recente publicação de Leituras Cruzadas do A Nossa Candeia :)
Obrigado.
Grande abraço :)

Joana Lopes disse...

Obrigada, Ana Paula :-)

A Monte disse...

Peço desculpa pela ousadia, mas fiz link do seu post.Porque tenho miúdos na escola, e não tem sido uma relação pacífica.

Joana Lopes disse...

Pede desculpa, A Monte? Ora essa: isto é público. Eu é que agradeço...