17.9.10

Ciganos, Sócrates e seus «muchachos»


Foi esta apresentação do Voto de Condenação proposto hoje, na AR, pelo Bloco de Esquerda «pelas acções levadas a cabo pelo Governo francês que visam a expulsão de cidadãos ciganos». Rejeitado com votos a favor do proponente, do PCP e PEV e votos contra de PS, PSD e CDS. Uma abstenção do PSD, 15 do PS e vários deputados socialistas que saíram da sala antes da votação.



Espanto por a bancada socialista ter alinhado com o PSD e o CDS numa questão destas? Só para quem estiver distraído e não tiver percebido que apenas alinharam com o chefe:



Texto do Voto:
Estima‐se que desde o início do ano a França tenha expulsado do seu território mais de oito mil cidadãos ciganos, em consequência da decisão do Governo francês de promover o desmantelamento dos acampamentos da população cigana no pais e de forçar a sua repatriação.

Desde o final do passado mês de Agosto, o mundo assistiu a um recrudescimento destas acções de expulsão, que surgem na sequência do discurso pronunciado em Julho passado, pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, em que anunciou um novo endurecimento da politica migratória no país.

Considerando:

Que o direito de todos os cidadãos da União e dos membros de suas famílias de circular e residir livremente em toda a UE constitui um pilar da cidadania europeia;

Que as recentes medidas adoptadas pelas autoridades francesas em relação a população cigana estão envoltas em justificações abertamente discriminatórias, que caracterizam o discurso politico do Governo francês ao longo de todo este processo de repatriamentos de ciganos, conferindo credibilidade a declarações racistas e xenófobas e a acções de grupos da extrema-direita;

Que a Organização das Nações Unidas (ONU) denunciou que as recentes expulsões foram feitas “sem consentimento livre e esclarecido” e pediu as autoridades francesas que “evitem particularmente os repatriamentos colectivos”;

Que o Comité para a Eliminação da Discriminação Racial da ONU apelou a França para que procure integrar os membros da maior minoria étnica na União Europeia, que agrega cerca de dez milhões de pessoas;

Que o Parlamento Europeu aprovou uma resolução, apresentada conjuntamente pelos grupos Socialista, Liberal, Verdes e Esquerda Unitária (GUE/NGL), que pede ao Governo francês que “suspenda imediatamente todas as expulsões de ciganos” na França;

Que a Comissária europeia da Justiça, Viviane Reding, ameaçou avançar com uma acção judicial contra a França, na sequência da política do Governo de Paris de expulsão dos ciganos romenos e búlgaros. Em declarações feitas no passado dia 14 de Setembro, Viviane Reding, classificou o comportamento do país como uma “desgraça” e “uma vergonha”, e afirmou estar “pessoalmente convencida de que não restara a Comissão Europeia outra alternativa para além de iniciar os procedimentos de infracção contra a França”, relativamente a esta matéria.

A Assembleia da República, reunida em plenário:

1. Associa‐se à condenação expressa pelo Parlamento Europeu, considerando que estas expulsões violam os tratados e a legislação comunitária.

2. Apela ao Governo francês para que suspenda imediatamente todas as acções que visam a expulsão e repatriamento da população cigana residente em França.

3. Associa‐se as iniciativas que visam travar as acções promovidas pelo Governo Francês, incluindo os procedimentos de infracção que venham a ser tomados no âmbito da União Europeia.
...
...

6 comments:

Manuel Vilarinho Pires disse...

Bom dia, Joana

Nós podemos fantasiar que há "direito de todos os cidadãos da União e dos membros de suas famílias de circular e residir livremente em toda a UE". Mas não há. Há livre circulação apenas para quem tiver emprego, recursos, ou estudar e tiver seguro de saúde.
A Directiva 2004/38/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de Abril de 2004 (aqui: http://europa.eu/legislation_summaries/justice_freedom_security/free_movement_of_persons_asylum_immigration/l33152_pt.htm) assim o determina, relativamente ao direito de residência de duração superior a 3 meses.
Esta Directiva é obviamente a Via Verde que legaliza a expulsão de França dos ciganos itenerantes romenos, que não se enquadram nas condições nelas prescritas. E não é obra do Sarkozy. É do Parlamento Europeu.
(Lista de eurodeputados portugueses à altura da aprovação aqui: http://www.stape.pt/resultref/res_pe99.htm)

Se a Directiva permite a livre circulação de trabalhadores, já os tratados de adesão da Roménia (aqui:
http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/site/pt/oj/2005/l_157/l_15720050621pt01380188.pdf) e da Bulgária contêm uma cláusula de derrogação da livre circulação de trabalhadores nacionais desses países por dois anos, prolongáveis até 5 anos, e, "em caso de perturbações ou de ameaça de perturbações graves do seu mercado de trabalho ou de ameaças dessas perturbações", até 7 anos, ou seja, até 1 de Janeiro de 2014.
(Lista de eurodeputados portugueses à altura da aprovação aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Deputados_de_Portugal_no_Parlamento_Europeu_(2004-2009))

Não consegui ter acesso aos resultados destas votações, nomeadamente o sentido de voto de cada Euro-deputado. Mes certamente estará disponível algures. E alguns dos personagens desta história, ou de algumas intervenções recentes sobre o assunto, participaram nelas.

Num estado de direito, quando uma acção legal é condenável, não pode ser condenada, a não ser que a lei seja alterada e essa acção passe a ser ilegal. Pretender que seja legal impedir o estabelecimento de ciganos itenerantes noutro país por mais de 3 meses, e condenar a aplicação dessa lei através da expulsão, tem tanto sentido como pretender que o aborto seja criminalizado, e dizer que a lei não serve para prender as mulheres que abortam.

Na melhor das hipóteses, estas condenações da França por políticos que tiveram um papel na elaboração das leis que lhe dão cobertura são uma distracção. Na pior das hipóteses, são uma tentativa de sacudir a água do seu próprio capote, de iludir em público a sua própria responsabilidade na situação.

Se a lei permite uma acção que é condenável, altere-se a lei para a condenar. Tudo o mais é espuma...

(O comentário terá sido tão convincente quanto extenso?)

Joana Lopes disse...

Manel,
Não se trata de o comentário ser convincente ou não Essa legislação é conhecida e estou de acordo contigo: se não está correcta, que seja alterada.
Mas o que está a passar-se em França é uma aplicação discriminatória, em massa, dirigida unicamente a uma determinada etnia. É contra isso que se deve protestar, na minha opinião.

Manuel Vilarinho Pires disse...

Tudo verdade.
Nós devemos protestar contra isso. Mas o único resultado positivo que poderá advir do nosso protesto é a ilegalização do que está a ser feito.
Os políticos podem protestar contra isso. Mas tendo responsabilidade na origem do que está a ser feito, e estando no caminho crítico para a solução, devem é assumir as suas responsabilidades e lançar iniciativas legislativas, mais do que votos de condenação que contribuem mais para a limpar a sua imagem do que para a resolução do problema.

Joana Lopes disse...

Tanto quanto tenho visto referir (mas não fui procurar para confirmação), a legislação europeia proíbe expulsões (? não sei é a palavra usada) em massa.

Manuel Vilarinho Pires disse...

Pode ser, também não sei ao certo. Mas pressuponhamos que é mesmo ilegal expulsar, ou repatriar, em massa.

Se a polícia francesa for a um acampamento de ciganos romenos onde haja 100 ciganos e os expulsar todos é uma expulsão em massa, ilegal à luz da legislação europeia.
E se for lá controlar a residência, e todos os 100 ciganos estiverem em situação ilegal nos termos da legislação europeia, ou seja, há mais de 3 meses em França, sem emprego nem seguro de saúde, e os expulsar, continua a ser uma expulsão em massa? Ou a França poderá alegar em sua defesa, com boa probabilidade de sucesso, que são 100 expulsões individuais, de 100 indivíduos encontrados em situação de residência ilegal à luz da legislação europeia?

Ontem mantive uma longa discussão justamente a propósito disto com a Ana Leonardo e outra comentadora aqui: http://wwwmeditacaonapastelaria.blogspot.com/2010/09/quantos-ciganos-queres-para-troca.html
Repito aqui uma parte de um dos meus comentários que sintetiza o que penso sobre estas intervenções de políticos a propósito deste caso:

"Ora parece-me de uma hipocrisia extrema a UE legislar e depois ficar escandalizada por a sua própria lei ser aplicada. É como querer ver o aborto criminalizado e depois dizer que a lei não serve para meter as mulheres que abortam na cadeia. Ora é exactamente para isso que serve a criminalização do aborto! A Directiva que a Helena mostrou diz, no meu enteder de leigo, que os ciganos nómadas romenos são para expulsar se permanecerem mais de 3 meses noutro país sem trabalho, sem recursos, sem seguro de saúde. Quem a fez, se está indignado e tem ponta de vergonha deve dizer "fizemos uma lei indigna", se está indignado e quer resolver o problema deve-se propor modificá-la, se quer apenas sacudir a água do capote deve fingir indignação com a sua aplicação. Ou seja, mostrar indignação sem assumir reponsabilidades nem propor alterações à lei sugere-me apenas fingimento.
Finalmente, queremos que alguém defenda os ciganos, mesmo sem um de nós o ser. Olhemos de novo para o aborto. Como se defenderam as mulheres que abortavam de serem presas? Esperando que a justiça não se interessasse pelo seu crime? Isso quase resultava, porque a justiça de facto interessava-se pouco pelo crime do aborto. Mas alguns procuradores e juízes interessaram-se, e as mulheres por quem eles se interessaram foram bem prejudicadas. As mulheres que abortam só ficaram defendidas de ir para a prisão quando a lei foi alterada. E todo o tempo que decorreu até à descriminalização do aborto foi perdido.
Com os ciganos, ou de um modo geral os cidadãos europeus de países pobres que tentam a sorte em países ricos, é a mesma coisa. Digo eu..."
Digo eu...

Anónimo disse...

Hi. I wanted to drop you a fast notice to specific my thanks. Ive been following your weblog for a month or so and have picked up a ton of good information and enjoyed the strategy youve structured your site. I am making an attempt to run my very personal weblog nonetheless I think its too general and I must give attention to numerous smaller topics. Being all things to all people is not all that its cracked as much as be

____________________________________
[url=http://community.sgdotnet.org/forums/p/28293/245502.aspx]soma mo perscription[/url] what pharmacy ships soma to texas =
[url=http://community.sgdotnet.org/forums/p/28294/245503.aspx]soma rx to texas[/url] overnight soma =
[url=http://community.sgdotnet.org/forums/p/28295/245504.aspx]soma saturday delivery[/url] overnight soma to ga =
[url=http://community.sgdotnet.org/forums/p/28296/245505.aspx]how to get high on soma[/url] buy soma cheap =
[url=http://community.sgdotnet.org/forums/p/28297/245506.aspx]soma prescription medication coupon[/url] order soma order =
[url=http://community.sgdotnet.org/forums/p/28298/245507.aspx]soma brand watson[/url] satuday delivery soma =
[url=http://community.sgdotnet.org/forums/p/28299/245508.aspx]online pharmacy for valium and soma[/url] soma cash on delivery =
[url=http://community.sgdotnet.org/forums/p/28300/245509.aspx]canadian pharmacies and soma[/url] best place for soma online =
[url=http://community.sgdotnet.org/forums/p/28301/245510.aspx]soma overnight shipping to florida[/url] soma orders =
[url=http://community.sgdotnet.org/forums/p/28302/245511.aspx]soma watson cheap mastercard[/url] watsons and soma =
[url=http://community.sgdotnet.org/forums/p/28303/245512.aspx]soma without prescription[/url] gnc pharmacy soma =
[url=http://community.sgdotnet.org/forums/p/28304/245513.aspx]soma watson cheap[/url] buy soma without presciption