Maior diferença é quase impossível, entre os Lagos Andinos e San Pedro de Atacama. Ainda há montes, mas pouco ou nada verdes (e sem qualquer vestígio de neve) e a água passa muito pouco por aqui. Mas o que já vi é (dês)igualmente fascinante!
A poucas dezenas de quilómetros da Bolívia, a bastantes mais do local onde os mineiros estiveram soterrados, manda a tradição que não se falhe a visita aos Geysers Tatio (vídeo) ao nascer do sol, o que implica acordar às 4:00, trepar de minibus até 4.300m com uma temperatura a rondar os -10º e apanhar poucas horas depois, no regresso, pelo menos com 30º. O sacrifício é amplamente justificado, os ditos geysers deixam outros, por exemplo os da Islândia, a um «canto da sala»...
Daqui a pouco vou para novas explorações, com a cabeça bastante encortiçada pelas poucas horitas de sono na última noite e pelo choque geotérmico da primeira parte do dia, mas… não há-de ser nada e sobram poucos dias.
Parece que há miragens no deserto. É mais ou menos como penso em Portugal neste momento.
...
...
5 comments:
dizem os entendidos que por vezes é necessário afastarmo-nos um pouco para vermos melhor o que nos é próximo. E a Joana até nem se afastou muito: todos os dias manda recados ;)
A Patagónia e toda essa região austral da América do Sul só a posso imaginar (como sucede, aliás, com a maior parte do Mundo...). Mas desde há muito que se desenvolveu a minha imaginação (e o consequente desejo de visita) sobre essa região! Pelo menos desde a leitura do "Vol de Nuit" do Saint Éxupery.
Mas afastei-me, Maria!
Jorge, prepara as malas...
nesta Berlim gelada, olho para as imagens do vídeo e só penso: não haverá uma alminha boa que transforme isso tudo em aquecimento para casas?
;-)
Joana, este seu relato de viagem está a ser fantástico! (e digo-o sem o menor tom de surpresa)
Obrigada, Helena. Podia fazer «relatos», isto são apenas uns recados...
O tempo não é muito, a perguiça é allguma. Apesar da tarefa simplificada por haver wi-fi em todo o lado, como neste hotel de adobe, no meio de coisa nenhuma!
Enviar um comentário