10.1.11

Voto útil, voto contra


Sempre me insurgi contra a defesa do voto útil em eleições legislativas, porque me recuso a deixar de apoiar e partido com que tenho mais afinidades para escolher um outro, apenas por receio de que um terceiro venha a ser o mais votado: o meu voto tem efeitos na composição das bancadas parlamentares.

Concretamente e apesar de todos os apelos lancinantes de uma certa esquerda, não votei PS em 2009 por causa do simples «pavor» de ver Manuela Ferreira Leite em S. Bento. Não tenho filiação partidária mas mantive o apoio ao Bloco e renová-lo-ia amanhã: a experiência mostra bem que ter uma parte das bancadas da AR à esquerda do PS, com uma presença tão forte quanto possível, foi e é absolutamente fundamental. E como abomino maiorias absolutas, acabei por juntar o útil ao (resultado) agradável.

Em presidenciais, a questão põe-se em termos completamente diferentes porque se trata de um campeonato em que só há um que ganha - ou logo à primeira volta, ou em confronto com um outro, três semanas mais tarde.

Assim sendo, no dia 23, todos os votos de quem não quer Cavaco em Belém por mais cinco anos são «úteis» porque são «contra» a hipótese de ele ganhar imediatamente.

Pode-se escolher qualquer dos outros candidatos e o importante é não ficar em casa. Mas os que votarem em Manuel Alegre poderão fazê-lo por uma de duas razões: por considerarem que ele é o melhor de todos os candidatos em campo - e eu considero -, ou porque Cavaco entrará tanto mais fragilizado na segunda etapa da campanha quanto maior, na primeira, for a votação no seu único potencial adversário. E isso conta.

Depois, para 13 de Fevereiro, … as contas não serão difíceis.

(Publicado também aqui.)
...
...

4 comments:

Luís Bonifácio disse...

E o seu Amigo Edmundo Pedro apoia Fernando Nobre!!!!!!!

Atitude que só prova a sua lucidez

Joana Lopes disse...

Por acaso, Luís Bonifácio, até sei por que razão EP NÃO apoia Alegre. Mas são do foro privado.

António P. disse...

Voto útil...nunca.
A democracia tem sempre alternativas.
Já votei anos a fio branco.
Desta vez voto nulo sem inscrição revolucionária :))
E não me venham com a cantiga de que é a mesma coisa do que a abstença..apesar de tudo vou sair de casa, diriigir-me à assembleia de voto e anular o voto.
Boa noite, Joana

Luís Bonifácio disse...

O Voto util é negar as nossas convicções.

Como em eleições presidencias sou objector de consciência irei novamente anular o meu voto.