4.2.11

Início da Guerra Colonial – Alguns detalhes


4 de Fevereiro de 1961 é considerado o dia um da Guerra Colonial: há exactamente 50 anos foram atacados, em Luanda, a Casa de Reclusão, o quartel da PSP e a Emissora Oficial de Angola.

Pode parecer hoje estranho, mas só mais de dois meses depois, em 8 de Abril, é que Salazar se referiu em público pela primeira vez aos acontecimentos.

A partir daí, tudo se precipitou: cinco dias depois falhou um golpe de Estado dirigido por Botelho Moniz, ministro da Defesa, Salazar assumiu a respectiva pasta e entregou a do Ultramar a Adriano Moreira (a memória é uma coisa tramada…).

No dia seguinte, 14 de Abril, no acto de posse dos novos membros do governo, foi ouvida a célebre declaração de Salazar, que ficaria para a História: «A explicação é Angola, andar rapidamente e em força é o objectivo que vai por à prova a nossa capacidade de decisão»

Depois, foi o que se sabe…



Sobre a Guerra Colonial, visite-se este importante site.
...
...

4 comments:

isabelgalacho disse...

É de ficar arrepiada com este hino!
Ainda bem que nos relembra estes episódios que -muitos de nós-viveram, mas que por vezes estão num cantinho da nossa memória e precisam de ser relembrados.É pena que não sejam dados a conhecer aos jovens através das escolas.

Joana Lopes disse...

Hesitei em pôr o hino, mas depois achei que «fala» por si.

César Ramos disse...

(...) há muito que não ouvia este Hino!

Tem de admitir-se que, ainda hoje, tem muita força.

Mais força ainda porque, não sei a quem pertence hoje, Angola.

Ao Povo, não é!

Fez bem em pôr o hino. Faz correr as boas... e as más memórias!

A História, não é para se esconder...

Obrigado

Cumprimentos
César Ramos

Jorge Conceição disse...

Dar a conhecer aos jovens, mas não só!... É preciso notar que quem participou nessa guerra (e, de certo modo, também quem escolheu nela não participar) não tem hoje menos de 58 anos, ou mesmo 60. E até quem, na sua adolescência, viveu o 25 de Abril e que temia a prazo a ida para essa guerra, não deverá ter menos que 53 ou 54 anos.