22.7.11

Eça dixit: «Nós estamos num estado comparável à Grécia»


«Nós estamos num estado comparável, correlativo à Grécia: mesma pobreza, mesma indignidade política, mesmo abaixamento dos caracteres, mesma ladroagem pública, mesma agiotagem, mesma decadência de espírito, mesma administração grotesca de desleixo e de confusão. Nos livros estrangeiros, nas revistas, quando se quer falar de um país católico e que pela sua decadência progressiva poderá vir a ser riscado do mapa – citam-se ao par a Grécia e Portugal. Somente nós não temos como a Grécia uma história gloriosa, a honra de ter criado uma religião, uma literatura de modelo universal e o museu humano da beleza da arte.»

Eça de Queirós, Farpas (1872)

(Daqui)
.

3 comments:

José Meireles Graça disse...

Engraçado que, conhecendo o texto, nunca tinha reparado que Eça se refere à Grécia como católica, que já não era no tempo dele há cerca de 800 anos.

Anónimo disse...

O Eça foi um dos mais genuínos hipócritas que Portugal pariu. O Eça disse... O Eça dizia... O problema é que o que ele dizia não batia com o que fazia. Provinciano, disse dele Pessoa e, sem margem para dúvidas, carregado estava de razão. Escrevia bem? Sim, escrevia, mas isso não deixa de fazer dele um pulha.

Helena Romão disse...

O Eça sempre em dia!
"As Farpas" lixaram-me a vida no verão de 92. Como explicar a uma mãe, que me ouvia rir às gargalhadas no quarto, que estava a estudar? É que estava mesmo: "As Farpas" eram obrigatórias para os exames de admissão à universidade católica!

Parecia que estava a ler o jornal do dia! Lá estava o Cavaco, o Soares, o Eanes...