15.7.11

Impunidade nos crimes políticos?


(Contributo de Jorge Pires da Conceição)

O que é que Zura Bitieva (1948-2003), Anna Politkovskaia (1958-2006), Alexander Litvinenko (1962-2006), Stanislav Markelov (1974-2009), Anastasia Baburova (1983-2009) e Natalia Estemírova (1958-2009), entre outros, têm de comum com a Chechénia, com Ramzam Kadyrov e com Vladimir Putin?... A Justiça internacional tem urgência em saber!!!

Por ocasião do 2º aniversário do horrível assassinato em Grozny da jornalista Natalia Estemírova (15.07.2011), militante dos direitos do homem na organização não governamental "Memorial", o Conselho da Europa tem urgência em conhecer e levar a Juízo, não apenas os quatro assassinos operacionais, mas os respectivos mandantes.

Na Chechénia e na Rússia poucos são os que terão dúvidas quanto à identidade dos mandantes: os assassinados na Chechénia (Zura e Natalia) tê-lo-ão sido por ordem expressa de Ramzam Kadyrov, o presidente, com o apoio e cobertura de Vladimir Putin. Os restantes, sobretudo a Anna e o coronel Alexander, por indicação directa de Vladimir Putin.

Um documentário passado (de madrugada) na TVI24 há menos de duas semanas dá claramente essas pistas, as quais eram, na verdade, factos já anteriormente dados como certos por muitos dos observadores.

Os responsáveis pelos estes crimes destes activistas dos direitos humanos - operacionais e mandantes - continuam impunes. Todos eles por, de algum modo, investigarem ou denunciarem o que se passava na Chechénia e por terem descoberto que os atentados em Moscovo tinham sido uma encenação concertada para justificar a intervenção russa na Chechénia, da qual resultou uma série de graves abusos dos direitos humanos. (Tema, aliás, que substanciou o livro "Um homem muito procurado", de John Le Carré). Pelo menos mantenhamos viva a memória dos que morreram por ser solidários e por lutar pela verdade e pela justiça, ousando enfrentar os poderosos deste Mundo!


.

1 comments:

Jorge Conceição disse...

A foto de Zura Bitieva (e do seu marido) é a que a sua filha Luisa mostra à câmara.