Por volta das 19:30, foram divulgadas as «projecções oficiais» dos resultados das eleições legislativas na Grécia:
- Nova Democracia - 29.53%, 128 deputados (bónus de 50 incluído)
- Syriza - 27.12%, 72
- Pasok 12.2%, 23
- Gregos Independentes - 7.56%, 20
- Aurora Dourada - 6.95%, 18
- Esquerda Democrática - 6.23%, 17
- Partido Comunista Grego - 4.47%, 12
Sem maioria absoluta, restará (ou restaria…) à ND virar-se naturalmente para o Pasok, de modo a garantir 50% dos deputados + 1. «Restaria»… porque o Pasok já veio dizer que não aceita uma coligação em que não entre o Syriza, o que está, obviamente, fora de questão.
À hora a que escrevo (cerca das 21:30), tudo parece ter voltado à estaca zero, ao impasse da noite de 6 de Maio.
Traduzo um tweet lido há pouco: «Syriza diz nenhuma coligação. Nova Democracia diz grande coligação. Pasok diz coligação só se Syriza também entrar. Revemo-nos daqui a seis semanas.»
Em alternativa: governo minoritário só da ND, como já começou a ser ventilado? A loucura, se vier a acontecer, paguemos para ver…
.
4 comments:
Pois agora a responsabilidade é toda da Direita, se as coisas correrem bem, isto é se a Merckl -BundesBank- se decidir e der uma ajuda à sua família política, tudo ok para todos, porque todos beneficiariam com a alteração, se as coisas correrem mal se a Alemnha se mantiver irredutível, então a Direita cairá a pique e definitivamente!...
Mas o Povo é quem mais ordena, para o bem a para o mal.
O grande desafio " hopeless/ Bundes Bank ", por enquanto o povo não é quem mais ordena,não.
Hopeless- Bundes Bank , perdem os hopeless. O povo ainda não é quem mais ordena.
Eu acho que o Povo é quem mais ordena, porque foi o Povo que colocou a Grécia nesta situação e é o Povo que a quer manter assim.
O Povo com a sua tremideira, com a sua falta de coragem, com a sua incapacidade em tomar uma decisão forte, com o seu egoísmo...
Porque isto é assim em todos os lados, ainda na sexta-feira vimos na Póvoa uns a apuparem e outros a aplaudirem Cavaco, uns não gostam da situação, mas outros adoram-na e adoram quem criou este "sistema".
Ora se é assim, só resta contarmos os votos...Outros ainda, se calhar a maioria, tem medo de mudar as coisas, porque tem medo de fazer seja o que fôr...
Enviar um comentário