17.7.12

Quais «portugueses»?



O Sol anuncia a publicação de uma «grande entrevista» a Cavaco Silva, na próxima sexta-feira, onde será «abordada a crise na Europa e os seus reflexos em Portugal». 

Directa ou indirectamente, estará certamente presente a sua opinião inabalável quanto a uma das principais causas dos nossos problemas, como recentemente explicou a um jornal holandês: «os portugueses foram “demasiado negligentes” e estão hoje a sofrer as consequências de “uma vida fácil"».

Na sua crónica de hoje, Manuel António Pina regressa ao tema e sublinha «a facilidade com que os políticos, Cavaco incluído, afirmam "os portugueses isto", "os portugueses aquilo", omitindo a que portugueses se referem». 

E comenta: «Ora quem foi "demasiado negligente" e quem viveu e vive "uma vida fácil" não foram "os" portugueses, foram as elites político-partidárias do PSD, PS e CDS que governaram e governam o país, saltando entre o Governo e a administração de grandes empresas, com as quais não raro, no Governo, previamente subscrevem contratos de milhões ruinosos para o Estado.

E quem, por imposição dessas mesmas elites, está a pagar a sua negligência e a sua vida fácil são os "outros" portugueses, principalmente os pobres e as classes médias, cuja vida nunca foi "fácil" e se tornou hoje ainda mais difícil, quando não impossível, de viver.»

Nunca será demais recordá-lo, sobretudo quando se lê que há «milhares de famílias sem água em casa» por terem deixado de poder pagar a respectiva factura. Viveram negligentemente durante anos, tiveram a «vida fácil»: abriam uma torneira e saía água, imagine-se... 
.

1 comments:

simon disse...

Que bem que você apanha as coisas que pelo geral nós também vemos, todos. E quem lhe desse uma carta branca, Joana, com metralhadora, para a bem resolver tudo .