... é nas linhas que Nuno Ramos de Almeida escreve hoje no «i» que me revejo. Tudo o resto está nas entrelinhas.
«O actual programa do PSD, CDS e da direcção do PS é o mesmo e chama-se: Memorando da troika.
É simbólico que no meio da maior crise existente a única proposta do líder do chamado “maior partido da oposição” seja diminuir o número de deputados. Como se a garantia de uma economia justa passasse por ter um parlamento só com representantes do PS e do PSD. Esta iniciativa tem um objectivo claro: calar administrativamente as vozes que se opõem no parlamento a este caminho de catástrofe. (...)
Para muitas pessoas o que está a falhar não são só os governos do bloco central mas a própria democracia. As acusações aos políticos em geral, os argumentos populistas são a prova de que muitos não vêem a diferença de responsabilidades. Se percebem que os governos portugueses foram maus para a população e bons para os amigos, não conseguem acreditar que PCP e Bloco de Esquerda podem ser o veículo de uma alternativa política e de poder. E provavelmente têm razão. Este governo deve ser demitido, o povo tem de ser chamado a decidir o seu futuro, mas PCP e Bloco de Esquerda são demasiado pequenos para ambicionar ser governo.
É preciso construir uma alternativa que possa ir a votos para ganhar. Só uma força que junte independentes contra a troika, comunistas e bloquistas pode triunfar. Há um longo caminho a percorrer para conseguir este cenário e muito pouco tempo para o fazer. Se ele não existir, a democracia tal como a conhecemos não vai expressar o simples facto de a população portuguesa estar contra o Memorando da troika.»
(Os realces são meus.)
Na íntegra aqui.
E acrescento: mesmo que o caminho seja mais longo do que o tempo desejável para o percorrer, é preferível ter calma e evitar correrias apressadas e inconsequentes por atalhos que mais não são do que becos sem saída.
.
2 comments:
"Só uma força que junte independentes contra a troika, comunistas e bloquistas pode triunfar"
Se esse sinal vier de Mário Soares!!!
Talvez!
não tenho dúvidas que o desastre vai ser realizado pela mão dos partidos do sistema, ps e psd e cds. Por isso embora seja triste dizer isto, vai mesmo ter que ficar provado o falhanço para entrarem pcp e be e doutros democratas num possível governo. A grecia vai cair no desatre com um Governo de um partido do sistema, ainda bem. que sejam outros de seguida , com vedadeiras alternativas, uma essencial a saída do euro, a fazer a reconstrução!
Enviar um comentário