4.1.13

Capitalistas de todo o mundo, uni-vos?



«Ils sont fous, ces gaulois!». Depois de Gérard Depardieu ter obtido um passaporte russo para escapar aos elevados impostos em França, chegou agora a vez de Brigitte Bardot ameaçar seguir-lhe as pisadas, não por dinheiro mas como forma de protesto contra «a decisão de um tribunal de Lyon, que decretou o abate de dois elefantes diagnosticados com tuberculose».

A França vai perdendo alguns dos seus ícones e a Rússia talvez comece a sonhar com uma espécie de nova URSS, mas, desta vez, só para ricos. Também temos por cá alguns que ameaçaram emigrar por causa do peso dos impostos (alô, Nogueira Leite..): avancem já que, embora mais pigmeus que gigantes, serão certamente recebidos de braços abertos.

Um pouco mais a sério: a carta que Depardieu enviou a um canal de televisão russo, na qual justifica a sua decisão de aceitar a proposta de Putin, é absolutamente patética e está a provocar ondas de choques nos opositores ao governo russo. Um deles, Eduard Limonov, lançou-lhe um repto:

«Gérard, vem ter connosco no dia 31 de janeiro à praça Triumfalnia (em Moscovo), com o teu passaporte russo no bolso. Todos os dias 31, às 18:00, nesta praça, os cidadãos russos reivindicam o respeito pelo artigo 31 da Constituição russa, que garante o direito a concentrações pacíficas.
Esperamos por ti, Gérard! Se a memória não nos falha, interpretaste, num dos teus filmes, o papel do grande revolucionário francês Danton. Ora bem, caro amigo francês, eis uma bela ocasião para representares um papel histórico real de defensor da liberdade russa.».

O Gérard não irá e a oposição continuará a lutar contra um regime mais do que musculado e tenebroso. A Rússia, e o que ela pode representar a curto e a médio prazo, mete medo e não me parece que se esteja suficientemente consciente da prepotência que de lá pode vir e das respectivas consequências a nível mundial. 
.

11 comments:

Anónimo disse...

Eduard Limonov que só por acaso é Nacional-Bolchevique...

Os marxistas portugueses só me fazem rir! Por aqui ainda se vive no passado e em falsos passadismos internacionalistas... que só servem os interesses de capitalistas curiosamente.

Porque não mencionaram também que Gérard Depardieu comentou que sempre gostou da Rússia e de Moscovo porque o pai dele era comunista? Um suposto fã comunista a fugir do socialismo... Estranho, não?

Joana Lopes disse...

Quais «marxistas portugueses»? Está a falar de quê ou de quem?

Quanto ao resto, eu remeto para o texto da carta (na íntegra), onde está o que refere: os «links» são feitos para isso.

Anónimo disse...

Vai negar o seu marxismo?

Não vamos andar aqui com rodeios.

Joana Lopes disse...

Nunca fui, nem sou, marxista.

Anónimo disse...

Já agora, se não for indiscrição, com que ideologia política se identifica?

Joana Lopes disse...

Só entende o mundo e os outros através de etiquetas? Problema seu. Eu vivo bem sem elas.

Anónimo disse...

Claro. Embora o sistema político seja complexo para se definir por direitas e esquerdas, as etiquetas ajudam a definir o pensamento político que cada um tem.

Septuagenário disse...

A atitude deste cidadão francês ilustre ajuda a definir a secundariazação de uma grande França em relação a uma grande Alemanha e uma enorme Inglaterra.

Cada país terá os cidadãos que merece?

Ai pobre França, quero dizer Portugal, que tais filhos tens!

Anónimo disse...

A piramidal hiper-burocracia russa controlada por Poutine,que vai por certo ultrapassar o triste e célebre record de Estaline à frente da Federação, envenena tudo onde coloca as mãos.E utiliza processos refinados do antigo KGB e dos seus sofisticados e renovados braços multiformes...É um must, muito comentado no Oeste pela corajosa denúncia do dissidente Aleksei Navalny, em risco de ir para as masmorras, o processo de destituição do ministro da Defesa, em Novembro último. Negócios ilicitos de real estate com as terras do Ministério e acerba celeuma inter-rangs nos drásticos cortes, de cerca de 50 por cento, na dantesca numenclatura das forças armadas,a que se somam arripiantes intrigas de alcova e familiares, conduziram Poutine a desfazer-se do seu incondicional e servil colaborador, um aparatchick gulutão que acompanhou o PR russo na sua marcha triunfal de conquista politica, de S. Petersbourg para o Kremlin. Salut, Joana Lopes. E bom Ano! Niet

Joana Lopes disse...

Bom ano, Niet!

Zuruspa disse...

Enorme Inglaterra?
Já viu a dívida pública inglesa em % do PIB?
A taxa de desemprego?
O défice orçamental (quase maior que o português)?
Ai septuagenário que estás a ficar senil!!!