13.9.13

From Cambridge, with profit



Em entrevista dada ontem à SIC, Nuno Crato tirou da manga a novidade da noite: passará a existir um exame de Inglês no fim do 9º ano e, surprise, o enunciado do mesmo será elaborado em Cambridge.

Deixando de lado considerações mais ou menos patrioteiras («mas então não há, em Portugal, quem seja capaz de elaborar tais provas?»), retenho que não vamos gastar um cêntimo com a iniciativa já que será um banco, duas empresas de software e uma editora que a financiarão. Melhor ainda: é provável que sobrem euros, talvez muitos, depois de se pagar a Cambridge o que for devido, e que estejamos portanto perante uma acção lucrativa para o Ministério!

Note-se que a notícia de ontem pode ser apenas a ponta de um enorme iceberg. Porque não encomendar os exames de Matemática a uma prestigiadíssima universidade americana e os de Português a uma Real Academia brasileira ou mesmo a um instituto angolano? Haverá certamente em Portugal quem queira financiar tudo isso (alô Fundação Francisco Manuel dos Santos) e o que Nuno Crato amealharia seria bem interessante para pagar os tais cheques-ensino ou quaisquer outras fantasias.

O céu parece ser o limite. 
.
.

1 comments:

samartaime disse...

Copiei para o face. Pode verificar em :
https://www.facebook.com/manuela.nascimento.549436?ref=tn_tnmn