1.1.14

Só de pensar que Cavaco vai falar mais logo...



... nem sei se não tenho saudades dos discursos, de antologia, que Américo Tomás fazia no primeiro dia de cada ano. Pelo menos ríamo-nos! Hoje, nem isso...

«Decorreu célere, como os que o precederam, o ano que acabou de sumir-se na voragem do tempo. Outro o substituiu, para uma vida igualmente efémera. Nesta mutação constante, afigura-se haver agora um fenómeno de visível incongruência, pois, quando tudo se processa a ritmo que se acelera constantemente, pareceria lógico que de tal circunstância resultasse um aparente alongamento no tempo e não precisamente o inverso. Se sempre o presente, mal o é, se torna logo em passado, nunca, como nos nossos dias, tão evidente verdade pareceu mais evidente.» (1 de Janeiro de 1966)

«À medida que a população aumenta, vai aumentando, também, a maldade; e tudo seria diferente se, em vez de aumentar a maldade, aumentasse a bondade.» (1 de Janeiro de 1969)

«Eis-nos chegados ao primeiro dia da oitava década do século XX, pelo que precisamente de hoje a trinta anos surgirá, para os que então viverem, o primeiro dia do século XXI.» (1 de Janeiro de 1971)
.

1 comments:

José Couto Nogueira disse...

Este - o Cavaco - terá sempre uma imensa vantagem em relação so Tomáz; vai-se embora, com certeza, findo o mandato. Viva a democracia!