27.5.15

Activista fora do sofá



Ada Colau, a activista que o povo elegeu alcadesa.

«Estudou Filosofia, mas nunca acabou o curso, envolvendo-se nas lutas antiglobalização e no movimento Ocupa. Em 2006, entrou no Movimento por uma casa digna em Espanha e em 2009 foi fundadora da PAH [Plataforma de Afectados pelas Hipotecas] de Barcelona, uma das primeiras do país. Há uma década que faz da luta pelo direito à habitação a sua principal ocupação. Para além da PAH, de que foi porta-voz até Maio de 2014, trabalhava como responsável pela área da Habitação no Observatório de Direitos Económicos, Sociais e Culturais.

Os habitantes de Barcelona habituaram-se a vê-la com a T-shirt verde do STOP Desahucios, a campanha que nasceu em 2010 para impedir despejos através de acções de desobediência civil. Chegou a ser presa num protesto à porta do Banco Popular – nas redes sociais, partilha-se agora uma fotografia em que um polícia a tenta obrigar a levantar-se do chão com a legenda: “Senhora alcadesa, precisa de ajuda?”» 
.

1 comments:

Niet disse...

De Espanha chegam muitos bons ventos! Este perfil da nóvel alcadeza de Barcelona devia fazer meditar todos os que ainda optam pela maneira de fazer política à moda antiga, vulgo intrigas ou larachas de corredor de saguão onde se refugia o perigo da insidiosa burocracia e violência...Sente-se um delirio da audácia, como diria Georges Bataille, o que só nos pode encorajar, vale? Salut! Niet