29.7.15

Mikis Theodorakis – 90 anos, hoje



Mikis Theodorakis, compositor grego que todos conhecemos pelo menos desde que soubemos que é o autor da música de Zorba, nasceu em 29 de Julho de 1925.

Um dos símbolos da luta contra a ditadura dos coronéis, sofre actualmente as consequências de um ataque de gás, de que foi vítima numa manifestação anti-austeridade, em 2012, mas estará hoje presente num concerto em sua honra, que terá lugar em Atenas.

Algum tempo antes, tinha lançado um belo texto-apelo que merece ainda hoje ser hoje recordado:
«Nós saudamos as dezenas de milhares, as centenas de milhares dos nossos concidadãos, a maior parte jovens, que se juntaram nas praças de todas as grandes cidades para manifestar a sua indignação aquando da comemoração do memorando (acordo assinado entre o governo grego, a UE, o FMI e o BCE, em Maio de 2010 e desde então regularmente renovado), exigindo a partida do governo da Vergonha e de todos os políticos que geriram o bem público, destruindo, roubando, e escravizando a Grécia. O lugar de todos estes indivíduos não é no Parlamento, mas na prisão. (…) A democracia nasceu em Atenas quando Sólon anulou as dívidas dos pobres face aos ricos.» (Na íntegra aqui.)

Em Fevereiro de 2012, declarou por ocasião de uma ida ao Parlamento grego: «Quero olhá-los nos olhos antes que votem estas medidas de austeridade», «preparam-se para votarem a morte da Grécia».

Este ano, depois da vitória do Syriza e quando tiveram início as negociações em Bruxelas, escreveu um importante texto – Varoufakis-Dijsselbloem, a Moment of National Pride – que merece ser lido agora, alguns meses mais tarde...

Respect, no dia em chega aos 90.

********************

Pretexto para recordar «Pathos for Freedom», uma canção que Mikis Theodorakis compôs para assinalar a união de esforços contra a ditadura militar que governou a Grécia entre 1966 e 1974.


.

0 comments: