2.11.17

Dica (654)



A montanha pariu um rato? (Pedro Carlos Bacelar de Vasconcelos) 

«A declaração de invalidade do referendo catalão de 1 de outubro pelo Tribunal Constitucional teria dispensado o Governo de Espanha da mobilização das forças policiais para evitar a consumação de um "ato" que, afinal, já não poderia ser reconhecido como válido. Ainda menos se justificava a prisão e o uso da força para impedir que milhões de catalães exprimissem pacificamente o seu descontentamento através de um gesto com valor meramente simbólico: depositar nas urnas um boletim de voto! O que distingue a autoridade legítima do poder tirânico é o consentimento do povo. E onde faltar o seu consentimento, nasce o direito de resistência, enunciado há mais de trezentos anos por John Locke, como fundamento e justificação da Revolução Gloriosa contra o absolutismo monárquico na Inglaterra da dinastia Stuart.»
,

1 comments:

António Alves Barros Lopes disse...

Efectivamente Rajoy poderia ter esperado tranquilamente pelo resultado do referendo!

Se os unionistas ganhassem teria o seu problema resolvido.

Se os independentistas ganhassem poderia sempre e a qualquer momento declarar o resultado do referendo, ilegal com os mesmos argumentos de agora!

Declarava a ilegalidade do resultado do referendo e ameaçava prender os independentistas. Tal e qual está fazendo agora!

Mas MST esqueceu um pormenor. Nestas circunstâncias teria havido uma consulta pacífica cujo resultado seria insuportável para Rajoy e para Madrid. Não teriam um qualquer outro argumento contra a vontade dos catalães, senão o da ilegalidade!

Levariam com um pano enxarcado nas bentas e não poderiam argumentar que a independência não era a escolha maioritária dos Catalães.

Dessa forma Rajoy foi muito racional, jogou pelo seguro! Boicotou o referendo!

Assim sempre poderá argumentar, ele e seus argumentistas, que o referendo foi um fiasco!

Poderá ter sido: Mas só e apenas porque a Guarda Cilvil impediu violentamente que o mesmo fosse realizado em pleno!

Está em https://lopesdareosa.blogspot.pt/2017/10/referendum.html