6.5.18

06.05.1968 – Barricadas em Paris



Na segunda-feira, 6 de Maio, começou a semana das barricadas. A partir das 15:00 horas, registaram-se muitos e graves confrontos entre estudantes e polícia. Um bom resumo neste vídeo:



Na véspera, 5 de Maio, Cohn-Bendit, fizera a seguinte declaração: «Nous disons que l'État est partie prenante de l'antagonisme de classe, que l'État représente une classe. La bourgeoisie cherche à préserver une partie des étudiants, futurs cadres de la société. Le pouvoir possède la radio et la télévision, et un parlement à sa main. Nous allons nous expliquer directement dans la rue, nous allons pratiquer une politique de démocratie directe.»
.

1 comments:

estevesayres disse...

A maioria dos académicos e intelectuais (e não só), e aqueles que ao longo do anos tem dominado a comunicação social, sempre tiveram um ódio de morte ao Jurista Arnaldo Matos!
E Porquê?
Porque sempre disse a verdade ao longo dos anos (e foi um dos fundadores do MRPP), e Isso incomoda muita gente....
Por esse motivo não o vêem nas Televisões , mas os corruptos os que tem prejudicado o povo e o país, esses todos os dias somos obrigados a levar com eles nas rádios, televisões e jornais..

"(...)Inspirado na Grande Revolução Cultural Proletária na República Popular da China, na luta contra o revisionismo soviético nos países ditos socialistas e contra a exploração capitalista nos EUA, Canadá e América Latina, Maio de 68 despertou os jovens para a insurreição mundial.

Permitam-me os leitores a imodéstia de lembrar que o autor destas linhas foi um dos dirigentes máximos do Maio de 68 em Portugal, eleito em plenário nacional para a direcção do Movimento.

Isto só se recorda, porque indivíduos que andaram fugidos às responsabilidades pelo movimento apresentam-se agora a querer vangloriar-se de um papel dirigente que nunca tiveram"!

Retirado um pequeno texto do tweeter de Arnaldo Matos
@ArnaldodeMatos