1.12.18

Depois da China, a Índia



«Para lá da dimensão, e apesar das diferenças de cultura e de tradição política, a Índia e a China têm algo em comum: a ambição de serem, dentro de 20 anos, as potências mais influentes do planeta. Xi Jinping formulou a nova “grande estratégia” da China no último congresso do Partido Comunista (PCC). Mas também a Índia sonha em fazer deste século o “Século Indiano”, ultrapassando as economias dos Estados Unidos e da China — e exercendo uma influência universal. A Índia tem aspirações paralelas às da China, dos EUA e da Europa em criar uma ordem mundial que reflicta os valores da sua civilização. Depois da era dos impérios, seria a sua vez. (…)

Sinais inquietantes são a pressão que o Governo e o BJP exercem sobre a liberdade de imprensa e a independência dos tribunais, primeiros sinais de uma deriva autoritária. Será exagerado comparar Modi a Erdogan. Mas a cópia duma máxima do antigo nacionalismo europeu — “Um país, uma cultura, um povo” — significaria o fim da “Índia que nós conhecemos”.

Modi tem um grande trunfo: o crescimento económico. A oposição tenta ser agressiva mas está, de facto, na defensiva. As eleições de 2019 serão determinantes para o projecto de Modi, o de um Estado etno-religioso. O segundo mandato poderá acentuar a vocação autocrática.

Assim vai a “maior democracia do mundo”.»

Jorge Almeida Fernandes
.

1 comments:

José Corvo disse...

A Índia quer vir a ser uma grande economia mundial mas a Índia não tem uma tradição de organização social e vive dispersa por milhares de deuses que compõem o universo do Hinduísmo. A China tem feito tudo para ajudar a Índia a sair do marasmo em que vive e não basta cada um ter uma conta bancária como Modi preconizou. Ambos os países fazem parte dos BRICS mas enquanto o rendimento per capita na Índia são 1.608 dólares na China esse rendimento é de 8.106 dólares. A religião e as castas são o grande obstáculo ao desenvolvimento e não creio que em 20 anos consigam ultrapassar todas as suas limitações. Bom seria que fossem capazes disso.