Para além de tudo o que já foi dito e escrito, as redes sociais incendiaram-se ontem quando Paulo Portas afirmou, num telejornal da TVI, que BJ seria «o PM mais culto da Europa». O costume: como é «feio, porco e mau», seria obrigatoriamente mais ou menos analfabeto para a generalidade dos comentadores… Por isso me parece útil deixar aqui este texto, publicado ontem no Facebook por alguém que conheceu bem BJ (e que eu conheço pessoalmente):
O EXTRAVAGANTE BORIS JOHNSON
Conheço o Boris Johnson pessoalmente, fomos colegas de trabalho no início dos anos 90 quando estive colocado durante três anos na delegação da Lusa em Bruxelas. Ele era o correspondente do Daily Telegraph na capital belga. Por dever de ofício encontrávamo-nos todos os dias em serviço, incluindo nas muitas viagens ao estrangeiro que os jornalistas encarregados de cobrir a UE e a NATO em Bruxelas são obrigados a fazer para acompanhar os trabalhos das instituições.
É um tipo muito inteligente, culto, arrogante, com notável sentido de humor, extremamente ambicioso e extremamente desonesto. Mente com a maior das facilidades, torce a verdade de forma a que ela se enquadre no que lhe der jeito no momento. Inventava notícias com a maior das facilidades, sempre para pôr em causa as instituições europeias. Eram prontamente desmentidas, mas para ele isso não tinha qualquer relevância. Já tinha deitado o seu veneno contra a UE nas páginas do jornal, isso é que interessava...
Um traste, mas um traste educado em Eton e em Oxford, onde foi um dos melhores alunos. Absolutamente irresponsável e indigno de confiança. O tipo é um diabo, inteligente e culto, mas completamente amoral. Por isso mesmo muito perigoso!...
Até pode ser que dê um bom PM mas ou me engano muito ou acabará por tropeçar em si próprio e espalhar-se...
-------------------
PS: Notem bem, por favor, que eu sublinho que o Boris Johnson não é desqualificado nenhum, contrariamente ao que alguns comentários que aqui vejo parecem concluir.
É um tipo muito capaz, muito qualificado. É um historiador com vários livros publicados, foi um presidente (Lord Mayor) da Câmara de Londres competente. Moralmente é que não é de confiança, deixa-me as maiores dúvidas e preocupações.
Já o Trump e o Bolsocoiso são completamente desqualificados. Não há comparação possível...
Zé-António Pimenta de França
.
0 comments:
Enviar um comentário