6.9.20

Disto não temos por cá (6)



Metéora, Grécia, 2016

Em Metéora, na Grécia Central, encontra-se um dos mais importantes conjuntos de mosteiros bizantinos, apenas ultrapassado pelo Monte Atos. Cravados na rocha, mais ou menos suspensos, hoje são seis, já foram mais de vinte. Vi dois, de monjas: Ágios Stéphanos e Roussanou Só se visita as igrejas, cheias de belos ícones, mas, infelizmente, é proibido fotografar o que quer que seja.

Não se conhece exactamente a data da fundação de Metéora (a palavra significa «suspenso no ar»), mas pensa-se que os primeiros eremitas se instalaram nesta espécie de cavernas no século XI. Absolutamente impressionante pelas características do terreno!




.

2 comments:

" R y k @ r d o " disse...

Até parece serem apenas pinturas e não locais onde já habitaram pessoas. Até custa a acreditar, mas pronto....
Tenha um dia feliz

luis reis disse...

Visitei em 82/83/84/85 ainda á boleia e de camioneta pela Grécia. Um sitio lindo. Turismo muito pouco. Só religioso.Acabei na realização de uma exposição de fotografia em 84 sobre este local e não só...
Em 1985, depois de entrarem para " a CEE", acabou. Toda a dadiva e entrega simpática deste povo ,como que desapareceu... "enriqueceram", como nós. a partir desse tempo até para cortarem uma fatia de queijo feta se faziam esquisitos... hoje? Não existem. Tudo é Alemão. Tudo.Foram Ocupados,Comprados, e nem AZEITONAS TÊM!As praias? privadas.As ilhas? compradas. Turismo sexual? Na Europa só batidos pelos primos dos Bálcãs.Lindo.

Ps. Naquele tempo ? nem sei se era proibido fotografar; eles não falavam português ou inglês e eu ? Também não..ahahahahahah e agradecido imensamente a uma ( amiga)desconhecida, francesa que andava de ( renault 5) e me deu boleia para subir aquilo tudo e ainda visitar uma igrejinha no sopé da montanha.Bons tempos...