19.7.21

Em Busca do Passado (não) Perdido – 9

 


Ainda bem que já fui a Machu Picchu há bastante tempo, porque não seria hoje capaz de subir aqueles terríveis degraus, depois de os descer para ver o engenho e arte com que os Incas construíram aquilo tudo! Há duas áreas distintas, uma dedicada à agricultura, numa série impressionante de socalcos, e uma outra urbana com templos, casas e sepulturas, dispostos ao longo de ruas e de escadarias.

Esta «cidade perdida dos Incas», que é o símbolo mais típico do seu império, construída no século XV a 2.400 metros de altitude (quando a França e a Inglaterra ainda se batiam na Guerra dos Cem Anos e Vasco da Gama lutava com o cabo das Tormentas…), extraordinariamente bem conservada e com uma localização absolutamente excepcional, manteve-se desconhecida até 1911, quando um explorador americano lá foi conduzido por duas famílias.

Património da Humanidade desde 1983, é destino inesquecível para quem já lá foi e fortíssima recomendação de viagem para quem puder fazê-la, o que nem sempre é fácil pela fortes medidas entretanto decididas em termos de limitação do número de turistas.
.

1 comments:

" R y k @ r d o " disse...

Olá:- Terras dos Incas...Gostava muito de visitar. Mas ... os (falta de...) euros e a Pandemia não ajudam nada.
.
Tenha um dia feliz
Cuide-se
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.