21.12.21

Há 33 anos – o dia em que não morri

 


Eu vivia com a família na Bélgica em 1988 e decidimos não ficar por lá nesta época, nem vir a Portugal, mas atravessar um oceano e passar o Natal nos Estados Unidos.

Por razões de férias escolares do meu filho, só poderíamos partir já bem perto de 24 de Dezembro, de preferência a 21. No meu local de trabalho tínhamos uma agência de viagens, gerida por um companheiro quotidiano dos meus almoços, e quase o torturei para que me conseguisse os lugares que eu pretendia nos voos Bruxelas / Londres / Nova Iorque – os tais do dia 21. Sem sucesso, fomos obrigados a ir na véspera.

Já num hotel em Manhattan, vimos as imagens do PAN NAM 103 do dia 21 de Dezembro de 1988, que se despenhou em Lockerbie, na Escócia.

Lembrei-me disto esta tarde enquanto António Costa anunciava as novas restrições para os próximos tempos. Se tivesse conseguido bilhetes para aquele dia 21, nunca ouviria a palavra Ómicron e também não estaria aqui para contar esta história. «Viva la vida» – mesmo com uma pandemia.
.

1 comments:

Monteiro disse...

Há mais de 50 anos vi um filme que contava uma história parecida, era exibido no salão paroquial e diziam que tinha sido a vontade de Deus.