3.6.22

48 artistas e dois murais


 

No dia 10 de Junho de 1974, um grupo de quarenta e oito artistas plásticos pintou, em Lisboa, um mural que viria a desaparecer num incêndio, em 1981. Entre os pintores, muitas caras conhecidas: Júlio Pomar, João Abel Manta, Nikias Skapinakis, Menez, Vespeira, Costa Pinheiro, etc., etc.

Em 2009, Fernando Matos Silva deu-me acesso a uma cópia deste documentário (realizado por Manuel Costa e Silva), notável e então muito pouco conhecido. Coloquei-o online, andou pelo meu blogue e por um outro e foi mais tarde colocado no Youtube por Maria João Pires.



Leio no Expresso desta semana que, no próximo dia 10 de Junho, «48 ARTISTAS RECRIAM MÍTICO PAINEL EM NOME DA LIBERDADE». Ou seja, 48 artistas de várias gerações vão reunir-se nos jardins do MAAT «a pintar um painel de 24 metros de comprimento por 3,5 de altura», para comemorar 48 de democracia. «Dos 12 artistas vivos que estiveram no primeiro evento, nem todos poderão participar por motivos de saúde, mas oito não vão faltar, passando por cima da idade, problemas de locomoção ou de algum medo da covid-19.» O resultado final será doado a um museu público de Lisboa.

Enquanto não existe o mural de 2022, reveja-se o de 1974. Vale a pena.
.

0 comments: