28.7.22

A «Vogue» e os Zelenski/a



 

Vai forte a polémica por algum mundo fora sobre uma edição de uma revista tão importante como a Vogue, dedicada ao casal mais famoso da Ucrânia, edição essa que inclui várias fotografias de Olena Zelenska, consideradas ofensivas para um povo em guerra e com um número elevado de mortos e milhões de sacrificados.

Acontece que a Vogue não é SÓ uma revista de moda e fariam bem os escandalizados se se lembrassem de outras edições e se lessem o texto que acompanha a imagem e que até já está AQUI em português.

Também as redes sociais se incendiaram entre nós e, para poupar um esforço inútil, sirvo-me de um curto texto que Pedro Abreu publicou no Facebook e que, de um modo geral, reflecte uma parte da minha opinião:

«𝗘𝗦𝗧Á 𝗔 𝗖𝗔𝗜𝗥 𝗢 𝗖𝗔𝗥𝗠𝗢 𝗘 𝗔 𝗧𝗥𝗜𝗡𝗗𝗔𝗗𝗘

Polémica do momento acompanhada de foguetório putinista: Olena, mulher de Zelensky, apareceu na Vogue.

O pecado de Olena: posar para fotos numa revista de moda enquanto os ucranianos estão a ser massacrados.

Começando pela Vogue. É uma revista fundada nos finais do século XIX, goza de grande prestígio e não se limita a "modas" (tema de que nada percebo), incluindo também entrevistas de teor social e político. Por exemplo, edições anteriores abordaram o ativismo negro, e a filha de Martin Luther King foi capa da revista. Recentemente, a paquistanesa Malala também posou e foi entrevistada, para escândalo de muitos. A Vogue abandonou a Rússia depois da invasão.

Olena, para além de posar também foi entrevistada. Não me vou pronunciar sobre as fotos, cuja apreciação será sempre subjetiva. Aqui o que está em causa é, segundo os criticos, o aproveitamento de um cenário real de guerra para fins de promoção de imagem pessoal, vulgo, de futilidade e exibicionismo. Não corroboro essa visão. A imagem de Olena foi consolidada pela sua decisão de permanecer no País e de se apresentar nos fóruns internacionais, não por via do palminho de cara ou do que veste, mas pela sua personalidade. A entrevista à Vogue vai nesse sentido. Que estas fotografias "virais" estão a encher de felicidade os putinistas nas redes sociais, não restam dúvidas. Até já li que se trata de pornografia!» 

Ver também isto:


0 comments: