19.10.22

Estão a matar meninas iranianas

 


«1. Sarina, Nika e Asra tinham em comum a idade: 16 anos. E o facto de participarem nos protestos que varrem o Irão desde a morte de Mahsa Amini (por causa de um hijabe mal colocado e demasiado cabelo à vista). E todas pagaram com a vida a ousadia de sonhar com alguma liberdade. Sarina gostava de publicar vídeos em que aparecia a cantar, a dançar, a cozinhar, a maquilhar-se, a falar de amor. Saiu de casa para protestar e foi morta. Nika também saiu para desafiar os aiatolas. Circula pelas redes o vídeo em que queimou o seu hijabe em público. Pagou com a vida. Asra estava na escola quando esta foi invadida pelos carniceiros do regime. Tentaram forçá-la a entoar uma canção de louvor ao líder supremo, Ali Khamenei. Recusou, foi espancada, morreu.

2. Elnaz, 33 anos, provocou, há dias, um pequeno sobressalto, ao subir uma parede de escalada, em Seul, na Coreia do Sul. Não por ter caído. Nem por ser mulher. Ou iraniana. Mas porque competiu sem o hijabe, de cabelo negro apanhado num rabo de cavalo à vista de todos, desafiando a misoginia homicida dos fundamentalistas. Como se escreveu no jornal "El País", escalou em direção ao desconhecido. Pouco mais se soube desta mulher destemida. Apenas que regressou ao Irão, que lhe confiscaram o telemóvel e o passaporte e que está incontactável. É fácil perceber que corre perigo de vida.

3. Não chega a emoção e a solidariedade momentâneas para com as iranianas que gritam nas ruas "Mulher. Vida. Liberdade". Exige-se mais. Perante a violência do fascismo islâmico contra as suas mulheres, as suas meninas, há um direito e um dever de ingerência internacional. Há castigos diplomáticos e legais, há sanções económicas e financeiras para aplicar aos líderes e à sua máquina de violência. Se António Costa e os restantes 26 líderes europeus nada fizerem (e já lá vão muitas semanas de protestos e de mortes e ainda nada fizeram), serão cúmplices destes crimes. Para que querem o poder e a razão da democracia, se não são capazes de os usar? Ainda não perceberam que no Irão estão a matar meninas?»

.

1 comments:

Janita disse...

Certo. No Irão estão a matar meninas, todos ouvimos e lemos notícias.
O pequeno/grande sobressalto que Elnaz nos provocou, há dias, ao competir sem o hijabe, em mim foi muito maior quando a ouvi prestar declarações justificando-se.
Mais lhe valia ter pedido asilo político na Coreia do Sul e, daí, vir para a Europa.
Entretanto, o Irão fornece drones suicidas à Rússia para que o Putin possa matar jovens, crianças e velhos, na Ucrânia.

O senhor Rafael Barbosa e a Dona Joana Lopes sabem disso, não sabem?
Então, porque se calam?