19.2.09

Etiqueta e boas maneiras












Saem dos baús as últimas histórias dos ditadores do século 20. A Time divulga hoje uma série de tiques e maneiras de Hitler, reunidas em documentos que serão leiloados, em Londres, no início de Março.

Sabemos agora que estava raramente atento ao que se passava à sua volta durante as refeições, que se distraía e roía nervosamente as unhas ou limpava mesmo o nariz (!...). Era vegetariano (bem me parecia...), comia tantos doces que chegava a ter «transtornos digestivos» e proibia que alguém fumasse à mesa (mau pioneirismo).

Não se terá casado para que as preocupações com a família não interferissem na dedicação à pátria (onde é que eu já ouvi isto?) e diz-se que as suas relações amorosas eram geralmente platónicas (também nós julgávamos o mesmo daquele que nos saiu em rifa e...). Acreditava numa protecção especial da divina providência para com a sua pessoa (enganou-se) e, bem a propósito nestes dias em que não se fala de outra coisa, parece que, afinal, não tinha tendências homossexuais (os senhores bispos podem dormir descansados).

1 comments:

Pedro Silveira disse...

Isto de ser ditador está mesmo na moda!
Daqui a nada teremos concursos internacionais de "o meu ditador era melhor que o teu"...

Revivalismo por revivalismo, venham de lá os Modern Talking e os Spandau Ballet.

Já me esquecia...
Um dos pormenores curiosos acerca do sr. H é que ele era um fanático defensor dos direitos dos animais.
Esse Senhor proibiu jogos que fizessem sofrer animais, criou leis que castigavam os agressores dos bichinhos e chegou a banir a caça em determinadas regiões alemãs.
No III Reich mais valia nascer hamster que judeu...