27.3.09

Prof. por parte da mãe, Dr. por parte do pai

«E se eu me tornasse Doutor antes de todos os outros portugueses? Não me serviria de nada, mas sempre evitaria o asterisco que um amigo colocou no título "Prof. Dr." do cartão-de-visita, esclarecendo, ao fundo, em letra miúda: "Prof. por parte da mãe, Dr. por parte do pai".

De facto, enquanto o ME não oferece também Novas Oportunidades para doutoramentos simplex, posso fazer como tantos outros cidadãos e alistar-me em qualquer "Independente" ou "Internacional" espanhola, comprando a tese, já pronta a imprimir, na Net. Mas, se calhar, optarei por algo mais credível: a "Doctorate Degree" em qualquer assunto (hesito entre Física Quântica e Biologia Molecular, ou então, como o doutoramento que a ex-astróloga de Mitterrand obteve na Sorbonne, em "A situação epistemológica da astrologia através da ambivalência fascinação/rejeição nas sociedades pós-modernas"). Basta-me ir à Net e, em oito dias e "at cheap price", "sem estudar, sem aulas, sem exames e sem ter de pagar um orientador", passarei a ostentar no cabeçalho destas crónicas um respeitável "Prof. Dr.". E serei finalmente levado a sério.»

Inteirinha, a crónica de Manuel António Pina, hoje no JN.

4 comments:

Isabel disse...

pois eu sou Prof Doutora de direito próprio e em semi-desemprego, troco o grau com qualquer reles licenciado com um contrato, ou com o Manuel António Pina.

Joana Lopes disse...

Sorry, Isabel, não quis atingir ninguém...

Anónimo disse...

EU sou Diplomado pelo EPE

Isabel disse...

Joana, nem eu me senti atingida. Infelizmente não sou caso único e sobretudo sou contra a "cagança" dos doutores.