20.1.10

Premonições?















Já quase tudo foi dito sobre o colar que Santana Lopes trouxe ontem de Belém pelos «destacados serviços prestados ao País» e a todos nós. Shame on us, certamente.

Muitos sublinharam a falta de inocência na escolha da data, por Cavaco o trazer à ribalta dos premiados num momento especialmente conturbado do partido de ambos. Mas não vi ninguém prestar a devida atenção à última afirmação do curto e seco discurso do presidente: Santana já não é dirigente partidário. Não será que quis dizer, ou pelo menos pensou, «e ainda que volte a sê-lo»?

Com o PSD nunca se sabe. Num saco de gatos, os que têm mais do que sete foles levam vantagem à partida.

5 comments:

Vitor M. Trigo disse...

Não consigo traduzir o que senti ao ver na TV as imagens desta inqualificável "condecoração". Que falta de vergonha. Mas infelizmente foi o retrato do que se passa em tantas outras áreas no nosso País.

Que se entende, afinal, por AVALIAÇÃO na nossa Terra? As consequências estão à vista em vários sectores socio-profissionais.

Para além de atribuir um louvor àquele que, no (péssimo) exercício das suas funções foi por si chamado de "má moeda", o actual PR mostra, mais uma vez, a verdadeira face aos que ainda lhe atribuem méritos que nunca teve.

Isto foi uma autêntica pirueta. Um número sem brilho em circo de baixa qualidade.

Acima de tudo, lança um péssimo sinal sobre as responsabilidades de todos e cada um de nós - fazer bem.

Será possível avaliar como excepcional o desempenho de um indivíduo por apenas ter sido nomeado para uma tarefa? Não tem de a desempenhar bem? E alguém pode achar que PSL desempenhou bem o papel de PM?

E já agora, alguém conhece um cargo que PSL tenha desempenhado bem? Alguma vez na vida? Só se foi quando, como Secretário de Estado da Cultura chamou a atenção dos Portugueses para os "Violinos de Chopin". Ainda se lembram?

Ele bem ameaçou que "ia andar por aí". Não avisou foi que o faria com o apoio do PR.

Joana Lopes disse...

Vítor, o que está aqui em causa é a banalização das condecorações, para a qual todos os PR's contribuíram. O Cavaco TINHA de dar isto a PSL ou justificar por que razão não o fazia.
Este caso é apenas mais chocante...

lenço de papel; cabide de simplicidades disse...

Está tudo mal, em especial, intelectuais da nossa praça tanta importância darem ao que es chamo de frioleiras.

Joana Lopes disse...

1 - Lenço de papel... etc.? O seu nome é uma maravilha...
2 - Obrigada pelo qualificativo de «intelectual».
3 - Frioleiras ou não, é o que temos: um PR que um condecora um ex-PM é um facto, não um devaneio.

Vitor M. Trigo disse...

Pois Lenço de Papel,

Em parte concordo consigo - isto não valeria nada mais do que uma qualquer "soap" à americana, não fosse o caso de emvolver gente supostamente responsável.

Eu referia-me à banalização (ou será mesmo destruição propositada?) do "reconhecimento", ou melhor da classificação de extraordinário à actuação do que não valeu um caracol.

Como poderemos TODOS tentar reabilitar a noção de Avaliação & Recompensa. Recompensa, aqui, tomada em sentido lato - Reforço Positivo, Reforço Negativo, e Penalização.

Parece-me que estamos a contribuir (eu esforço-me por não contribuir nada) para a desresponsabilização e para a mediocridade. E não é disso que o País precisa.

Fiz-me entender? É que PSL não merece, de facto, que se perca tempo com ele, a não ser para evitar que ele provoque mais estragos.

Quanto ao título de "intelectual" - se for entendido como alguém que procura em pensar, aceito-o.