10.3.11

Elephant’s day


Neste país totalmente verde, hoje foi dia de viagem por longas e atribuladas estradas, com paragem mais do que obrigatória no Pinnawela Elephant Orphanage. Fundado em 1975, com sete elefantes órfãos, atrai actualmente ao Sri Lanka estudiosos do mundo inteiro, é objecto de inúmeros filmes e livros, cresceu e multiplicou-se.

Os ditos elefantes são agora muitos, de todas as idades e tamanhos, os primeiros sete já são avós, vêm todos refrescar-se ao rio, duas vezes por dia, e os turistas agradecem.

Quanto às estradas, estão longe de ser famosas e têm muito trânsito, um pouco perturbado por umas tantas vacas solitárias e um ou outro macaco tresmalhado que se atravessam. Alguém já viu um porco-espinho levado à trela? Vi eu: não um, mas dois…

O que se vê, durante quilómetros e quilómetros, para além de muitas povoações à beira da estrada (o Sri Lanka tem o dobro da população de Portugal e, mais ou menos, metade da superfície) é uma selva tropical fabulosa e tórrida. Agradece-se o ar condicionado do carro…

Amanhã, começa o circuito por ruínas de cidades antigas e templos budistas. Com várias garrafas de água na bagagem.


...