.
Colóquio - «Usos da Memória e Práticas do Património»16 a 17 de Junho de 2011
FCSH/UNL Av. de Berna, 26 Edifício I&D, Piso 4, Sala Multiusos 2
«De que falamos quando falamos de memória – social, colectiva, histórica? Referimo-nos aos seus formatos materiais ou evanescentes, à sua remissão para o passado, aos seus reflexos no presente? Porque se erguem lugares de memória ao mesmo tempo que desaparecem os meios de memória? Quando adquiriu tal centralidade nas Ciências Sociais? Estudamos cada vez mais a memória porque as sociedades se ressentem duma ausência de esperança? Que relação estabelece o presentismo, como denegação do devir, com os usos da memória? A evolução do termo, a sua polissemia e as modalidades de abordagem que mesclam disciplinas diversas, conduzem um conjunto de investigadores – antropólogos, sociólogos, historiadores, folcloristas, museólogos - a analisar neste colóquio um conjunto de temáticas. Alguns dos temas perpassaram os debates no âmbito do Seminário de Estudos Aprofundado sobre Usos da Memória, que reúne mensalmente doutorandos, pós-doutores e investigadores seniores. Os usos – e abusos - políticos da memória, da amnésia e da hipermnésia, com remissão para o lugar dos consensos e das memórias contra-hegemónicas; as modalidades do festival, da parada, da patrimonialização, do comemoracionismo, e da «reconstituição»; as propostas da UNESCO em torno da memória material e imaterial, e o papel dos museus; o lugar da educação – e dos educadores – na sua transmissão, sob o peso duma hegemonia; as memórias familiares, tecidas entre ritos e continuidades; as memórias do trabalho, entre o saber-fazer que alimenta a auto-estima e as relações que longamente assentaram no local de trabalho, num tempo de precariedade crescente; a fixidez e a mobilidade, associadas à memória das populações que migram, entre dois mundos; as modalidades de registo e os problemas teórico-metodológicos emergentes das pesquisas em torno da memória – eis alguns dos temas em discussão.»
(Horário e Programa detalhado)
.
0 comments:
Enviar um comentário