1.8.11

Democracia e totalitarismos


O drama norueguês veio acordar os europeus para a terrível realidade do crescimento da extrema-direita, em vários países, e chovem todos os dias notícias sobre factos cada vez mais inquietantes.

Na semana passada, o jornal Der Spiegel relatou o que se passa na Alemanha, em escolas e em campos de férias, onde se educam crianças e jovens na glorificação de Hitler, do Terceiro Reich e dos seus princípios, por vontade de milhares de famílias. Vale a pena ler a notícia com atenção.

Mas o que é no mínimo discutível, e também inquietante, é a possível decisão de o governo alemão retirar essas crianças às famílias. Na sua crónica de hoje, Manuel António Pina exprime exactamente a minha reacção quando li a notícia:

«Não posso deixar de pensar que tirar os filhos aos pais e pô-los sob tutela do Estado seria o que fariam (e fizeram) os nazis e de me interrogar se, como no sermão de Niemoller, a seguir aos filhos dos nazis não viriam os dos comunistas, depois os dos muçulmanos, depois os dos ateus, e por aí fora. Julgo que existem razões para temermos pelo sistema democrático quando as democracias cedem à tentação totalitária para se defenderem. Como disse o primeiro-ministro norueguês quando dos atentados de Oslo e Utoya, a resposta das democracias contra os demónios totalitários só pode ser mais democracia.»

Repita-se mil vezes, se necessário for: só de defende a democracia com mais democracia.
.

7 comments:

Ricardo S. Coelho disse...

Sim e não. Parece paradoxal mas a verdade é que a democracia tem de se defender de si mesma. Daí a importância de ter leis que criminalizam a disseminação de mensagens de ódio, por exemplo, porque não faz sentido defender toda a repressão para alguém que pratica um acto de violência e nenhuma para quem o legitima ou defende.
Neste caso estamos a falar de crianças. Devem os pais ter o direito de colocar crianças em campos de férias (ou de concentração/reeducação?) onde elas sofrem uma lavagem cerebral para se tornarem nazis? Não. Será isso motivo para tirar as crianças aos pais? Não, é motivo simplesmente para fechar os tais campos de férias e acabar com a propaganda nazi.
Grupos de extrema-direita são, por definição, grupos criminosos que visam tomar o poder para transformar o governo numa ditadura. Não faz sentido falar em liberdades quando falamos de grupos de criminosos. Não faz sentido falar de liberdades quando falamos de um grupo que activamente luta contra essas liberdades.
Só se defende democracia com mais democracia? Claro que sim. Mas democracia não é liberdade para fazer ou dizer o que nos dá na gana, independentemente das consequências que isso tenha para outros. Essa é a concepção liberal de democracia, não é a minha.

Joana Lopes disse...

Sim e não, respondo também eu, Ricardo. Estive para abordar a questão da proibição / encerramento de escolas ou acampamentos mas, por um lado, não há, na notícia, elementos suficientes sobre conteúdos e limites excedidos. Por outro, sabemos o resultado de proibicionismos e suas consequências: amanhã, o mesmo governo ou outro está a encerrar escolas comunistas porque o estalinismo foi criminoso, a proibir o véu ou a burqa porque o islamismo maltrata as mulheres, etc., etc.
Não tenho certezas neste domínio.

Fada do bosque disse...

Quando os Rothschild querem fazer uma nova guerra mundial, para controlar a população, destruir para construir, utilizam sempre a mesma tática...e a História repete-se. Eles patrocinam direitas e esquerdas, viram os homens uns contra os outros, não sem antes saquearem quase todo o dinheiro aos povos... ouro, prata e pedras preciosas, agora também a água e a alimentação...
Vem o caos e eles ficam-se a rir. É assim. Só que a seguir à III, não virão as Democracias... isso acabou...

Ana Cristina Leonardo disse...

Tem ABSOLUTA razão, Joana. Mas em certos momentos, confesso-lhe, pergunto-me se a democracia não será contranatura. Há cada ditador escondido nas pessoas mais insuspeitas...
Um abraço

Joana Lopes disse...

Se isto fosse o Facebook, Ana Cristina, punha um «Like» no seu comentário.

Jorge Conceição disse...

O link para o MAP leva-nos ao "Bando do Governo"...

Joana Lopes disse...

Obrigada, Jorge, ontem estava certo, já corrigi agora.
É um problema recorrente no JN: o url muda a partir do dia seguinte... Julguei esse problema ultrapassado.