5.12.11

A propósito da morte de Artur da Silva Quaresma


«Este homem, de origem cigana, teve um acto de enorme coragem no dia 16 de Fevereiro de 1938. Em plena guerra civil de Espanha, Salazar e Franco resolveram organizar um Portugal-Espanha em futebol, como forma de simbolizar a sua aliança contra o governo legítimo de Espanha. O jogo disputou-se no campo das Salésias, em Lisboa, com a presença dos principais dirigentes do regime, embaixadores da Itália fascista e da Alemanha nazi, legião, mocidade, falangistas, polícias, etc.

Tocam-se os hinos respectivos e logo toda aquela gente se ergue de braço estendido a fazer a saudação fascista (dita "romana"). As duas equipas perfiladas fazem o mesmo...menos 3 jogadores da equipa portuguesa! Artur Quaresma, agora falecido, fica impassível com as mãos atrás das costas. Mariano Rodrigues Amaro e José Rodrigues Simões vão mais longe e erguem o punho num desafio frontal. No final do jogo são os três presos pela PVDE, a antecessora da PIDE, que os interroga e ameaça, acabando por soltá-los ao fim de umas semanas.

Este jogo de futebol costuma ser lembrado por ter sido a primeira ou das primeiras vitórias de Portugal face à Espanha. A verdade é que o jogo não terá sido reconhecido internacionalmente, porque a equipa espanhola, arranjada à pressa entre alguns jogadores que se encontravam nas zonas controladas pelas tropas franquistas, não era uma verdadeira selecção de Espanha. De qualquer modo, mais do que o resultado desportivo, valeu bem mais, muito mais o gesto de coragem destes homens.

P.S.- Na revista Stadium, a censura acrescentou uns braços bem estendidos a estes três futebolistas que se tinham recusado a fazer a saudação fascista.»

(António Cardoso no Facebook)

Notícia no «i» de hoje, onde se refere 1937 (e não 1938).
.

1 comments:

BARRAGON-BARREIRO disse...

E NÃO TE ESQUEÇAS DE OUTRO BARREIRENSE DA SELECÇÃO,QUE MANTEVE A MÃO FECHADA O GUARDA-REDES JOÃO AZEVEDO,NA ALTURA DO SPORTING.
O ARTUR QUARESMA,MANTEVE OS BRAÇOS EM BAIXO,O JOSÉ SIMÕES E O MARIANO AMARO,LEVANTARAM OS BRAÇOS COM O PUNHO FECHADO,COMO ERAM DO BELENENSES,E HAVIA ALGUNS DIRECTORES DESTE CLUBE FEITOS E APOIANTES CONVICTOS DO REGIME NAZI-FASCISTA DE ENTÃO,QUE DEPOIS DE SEREM PRESOS E INTERROGADOS PELA PIDE-PVDE,FORAM LIBERTADOS,SEM ANTES FICAREM COM CADASTRO PELA INICIATIVA PROPRIA.
BARREIRENSE SEMPRE.