«Este homem, de origem cigana, teve um acto de enorme coragem no dia 16 de Fevereiro de 1938. Em plena guerra civil de Espanha, Salazar e Franco resolveram organizar um Portugal-Espanha em futebol, como forma de simbolizar a sua aliança contra o governo legítimo de Espanha. O jogo disputou-se no campo das Salésias, em Lisboa, com a presença dos principais dirigentes do regime, embaixadores da Itália fascista e da Alemanha nazi, legião, mocidade, falangistas, polícias, etc.
Tocam-se os hinos respectivos e logo toda aquela gente se ergue de braço estendido a fazer a saudação fascista (dita "romana"). As duas equipas perfiladas fazem o mesmo...menos 3 jogadores da equipa portuguesa! Artur Quaresma, agora falecido, fica impassível com as mãos atrás das costas. Mariano Rodrigues Amaro e José Rodrigues Simões vão mais longe e erguem o punho num desafio frontal. No final do jogo são os três presos pela PVDE, a antecessora da PIDE, que os interroga e ameaça, acabando por soltá-los ao fim de umas semanas.
Este jogo de futebol costuma ser lembrado por ter sido a primeira ou das primeiras vitórias de Portugal face à Espanha. A verdade é que o jogo não terá sido reconhecido internacionalmente, porque a equipa espanhola, arranjada à pressa entre alguns jogadores que se encontravam nas zonas controladas pelas tropas franquistas, não era uma verdadeira selecção de Espanha. De qualquer modo, mais do que o resultado desportivo, valeu bem mais, muito mais o gesto de coragem destes homens.
P.S.- Na revista Stadium, a censura acrescentou uns braços bem estendidos a estes três futebolistas que se tinham recusado a fazer a saudação fascista.»
(António Cardoso no Facebook)
Notícia no «i» de hoje, onde se refere 1937 (e não 1938).
.
1 comments:
E NÃO TE ESQUEÇAS DE OUTRO BARREIRENSE DA SELECÇÃO,QUE MANTEVE A MÃO FECHADA O GUARDA-REDES JOÃO AZEVEDO,NA ALTURA DO SPORTING.
O ARTUR QUARESMA,MANTEVE OS BRAÇOS EM BAIXO,O JOSÉ SIMÕES E O MARIANO AMARO,LEVANTARAM OS BRAÇOS COM O PUNHO FECHADO,COMO ERAM DO BELENENSES,E HAVIA ALGUNS DIRECTORES DESTE CLUBE FEITOS E APOIANTES CONVICTOS DO REGIME NAZI-FASCISTA DE ENTÃO,QUE DEPOIS DE SEREM PRESOS E INTERROGADOS PELA PIDE-PVDE,FORAM LIBERTADOS,SEM ANTES FICAREM COM CADASTRO PELA INICIATIVA PROPRIA.
BARREIRENSE SEMPRE.
Enviar um comentário