22.11.18

O Governo não sabe o que é o direito à greve?




«Os dois partidos da esquerda parlamentar enviaram já perguntas formais aos ministros do Mar e do Trabalho. Os comunistas querem saber qual foi o papel e que conhecimento teve o Governo, através destes dois Ministérios, nas "movimentações realizadas com vista à substituição dos estivadores em luta no porto de Setúbal". Querem, nomeadamente, saber se foram "utilizados meios do Estado" nessas operações e conhecer as medidas que o Executivo pretende adotar no combate à precaridade num setor de actividade em que a larga maioria dos trabalhadores (90%, no caso de Setúbal) não tem vínculo contratual.

Já o Bloco de Esquerda usou a possibilidade parlamentar de questionar o Governo para apurar em que "condições foi feita a contratação de trabalhadores substitutos". Pretendem ainda saber "qual a justificação para que dezenas de elementos da Unidade Especial de Polícia tenham dado cobertura a esta operação" e questionam o Executivo sobre a sua disponibilidade para, "de imediato, promover uma reunião de urgência entre as partes" com o objetivo de encontrar uma solução para o Porto de Setúbal "que passe pelo reconhecimento dos vinculos laborais dos trabalhadores".»
.

2 comments:

Tripalio disse...

Ah pois, é bom que BE e PCP se comecem a afastar a áerio da má companhia do PS. Na Educação o Governo já quer que as Greves em qualquer dia tenham serviços mínimos... Nem o PSD chegou a isto.

estevesayres disse...

Neste momento temos uma posição politica do Governo do PS do Costa, que se diz de esquerda, e sem dar conhecimento aos partidos (BE,PCP/Verdes e PAN/IRA) que o sustenta. É caso para dizer: Nem fascismo nem social-fascismo!